Ciclo de Encontros: Como Está a Arte nos Colégios de Aplicação

A primeira segunda-feira (04/07) do mês é sempre dia de Ciclo de Encontros. O tema da vez foi “Ensino de Arte e turmas divididas ou com número reduzido de estudantes”. 

Começando a conversa, tiveram a palavra Sâmara Oliveira Carbonari Santana e Evandro Carvalho de Menezes, do Centro Pedagógico (CP) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com a apresentação intitulada “A possibilidade de trabalhar projetos de ateliês individuais em turmas dividas”.

Fabiana Souto Lima Vidal, do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) trouxe um material bastante interessante, acerca de “Pistas sobre a organização do campo da Arte no CAp/UFPE”.

Pedro Augusto Dutra de Oliveira e Renata Oliveira Caetano, coordenadores do Arte em Trânsito e professores do CAp da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), exploraram trabalhos realizados no nosso Colégio de Aplicação João XXIII, com a apresentação “Turmas divididas: enfrentamentos e possibilidades”. 

Depois da hora inicial de fala dos convidados, tivemos um momento especial de debate, como sempre realizamos. É importante o destaque, porque a conversa foi extremamente produtiva. O consenso da noite foi que os professores dos CAps e CP têm que conhecer os ambientes escolares dos colegas, para que a luta diária dos arte-educadores seja mais embasada e rica em argumentos. Essa união tem sido importantíssima para o compartilhamento de informações. Muitos professores relataram suas experiências e passaram conselhos valiosos. Agradecemos a mobilização dos participantes e pela vontade de sempre contribuir à discussão!

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