Retrospectiva 2020 – Descoordenadas

No decorrer de 2020, a certeza de que não poderíamos voltar às atividades presenciais foi se consolidando cada vez mais. Com isso, manifestou-se a questão: Como realizaríamos nossas exposições?

O Programa Arte em Trânsito seleciona alguns artistas para exporem suas obras na Galeria Professor Pável no decorrer do ano. Mas, com o avanço da pandemia, a falta do espaço presencial dificultava a mostra desses trabalhos nas paredes do colégio. E, na busca de soluções, a ideia da realização online veio como a única saída do momento.

E assim surgiu a exposição “Descoordenadas”.


Descoordenadas.




Com os trabalhos do artista Guilherme Landim em mãos, nos mobilizamos para descobrir a melhor maneira de fazer a curadoria a distância. Desde a pesquisa das melhores “paredes” virtuais até a projeção das mediações com o público.

Em alguns meses de trabalho conseguimos estabelecer um modelo que suprisse as demandas da melhor forma possível, com a montagem das fotografias organizadas no software de apresentações Prezi, as suas instruções de uso da nova galeria e o texto de abertura da exposição reunidos em uma página aqui do nosso site.


Parede virtual da exposição.




Com mediações realizadas nos stories, como foi em “Diálogos sobre Paisagem” (que relembramos na semana passada), estabelecemos contato o com o público e refletimos sobre as obras durante o mês de setembro. Além também de vídeos postados em nosso feed, em que convidados relatavam suas interpretações sobre uma das imagens que compunham a exposição.



Algumas das interações feitas pelos stories do Instagram estão em nosso blog. Confira em:

https://arteemtransito.com.br/site/pt_br/2020/10/interacoes-descoordenadas/



No fim do período de exposição, montamos um catálogo e um caderno de mediações, que juntos armazenam todo o conteúdo produzido e exposto nesse trabalho. Você pode conferi-los na página da exposição, que ainda está disponível para visitação no link abaixo.

https://arteemtransito.com.br/site/pt_br/descoordenadas/



Algumas das obras da exposição. Fotos por: Guilherme Landim.




E confira também nossas outras retrospectivas dos melhores momentos desse ano em:

https://arteemtransito.com.br/site/pt_br/category/retrospectiva-2020/

Leave a Reply