Resumo do terceiro encontro – Ciclo de Encontros 05/06

Mais um evento do Ciclo de Encontros: Como Está a Arte nos Colégios de Aplicação? entregue! Agradecemos a participação de todos que estiveram presentes! Não pode participar? Sem problemas, preparamos um resumo das apresentações desta segunda-feira (05/06)!

Colégios Aplicação como espaço para formação de professores

A primeira com a palavra foi a Professora Céli Palácios, do CAp. da UFRJ. Da área das artes cênicas, Céli trouxe sua apresentação intitulada “Educação e sentido: as artes da cena na formação docente”. Ela relatou a sua experiência com o curso de extensão “Educação e Sentido”, oferecido para professores e professoras de educação básica e estudantes de licenciatura com foco em teatro na formação docente. As aulas têm sido feitas online e presencialmente.

Uma das premissas básicas do projeto é o jogo teatral como experiência formativa, seguindo a metodologia do “teatro do oprimido”, a partir de jogos e exercícios. Céli também comentou sobre como o curso trabalha o corpo reprodutor de estruturas, assim como investiga os corpos dos docentes e discentes no espaço escolar.

Logo depois, foi vez do trio de professores do CAp. da UFRGS apresentarem o trabalho “A formação em Arte com docentes de Redes Municipais do Rio Grande do Sul”. William Molina, Karine Storck e Joana Lopes começaram as falas contando sobre o plano de ensino e a distribuição das vagas do campo das artes no colégio em que trabalham. Foi ressaltado a importância dos processos de formação e a reverberação nos docentes.

Outro ponto discutido foi o PRAPEDI (Práticas pedagógicas do CAP/UFRGS em diálogo), programa de extensão que sediou vários encontros virtuais sobre educação, durante a pandemia, atraindo diversos professores e professoras das Redes Municipais do Rio Grande do Sul.

Paulo Henrique Alves (Pity) e Evandro Menezes do Centro Pedagógico da UFMG fecharam o seguimento de apresentações da noite. Os professores explicaram questões importantes sobre o modo de funcionamento do CP. Um dos focos foram os estágios. Com depoimentos de estagiários, em texto, foram relatadas experiências tidas dentro da escola. Dentro deste contexto, foram levantados tópicos como a possibilidade de integração das linguagens, a importância do espaço de diálogo e experimentação, confluências artísticas, e outras.

Como sempre, ao final do encontro realizamos um debate aberto, no qual todos puderam expressar sentimentos e comentar sobre qualquer coisa relacionada à arte-educação e aos trabalhos apresentados. Nesta segunda-feira, muito se foi falado sobre a relevância de eventos que aproximam os docentes uns dos outros, e como é essencial que todos tenham uma ideia do que está sendo desenvolvido em outros colégios.

Leave a Reply