Pontes Comunitárias

O Pontes Comunitárias, um dos projetos integrantes do Programa Arte em Trânsito e desenvolvido no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Juiz de Fora, foi criado em março de 2020 sob coordenação do Prof. Pedro Dutra. Sua primeira publicação deu-se em agosto do mesmo ano.

Uma das inspirações para a realização do Pontes Comunitárias foi o projeto Saberes Plurais, museu virtual desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com foco no artesanato desenvolvido no Vale do Jequitinhonha.

Na perspectiva da educação popular, o Pontes Comunitárias entende a educação como algo inerente à vida, a partir das diversas experiências construídas pelas pessoas. Dessa forma, o projeto conta com duas ações integradas: a primeira busca conhecer práticas individuais ou coletivas, vinculadas à música, visualidades, cerâmica, bordados, dança, dentre outras presentes na região de Juiz de Fora pretendendo assim, por meio de um catálogo virtual, divulgar as histórias, as ações, os sujeitos envolvidos em tais práticas. Em seguida, o projeto busca aproximar tais vivências e saberes, do contexto escolar. Atualmente, tendo em vista o ensino remoto, tal aproximação se dá a partir dos materiais didáticos que são construídos para as disciplinas de Artes Visuais e Música do Colégio de Aplicação João XXIII, tendo como referência os catálogos produzidos. Além disso, quando possível, são programados encontros virtuais entre artistas e estudantes.

Conheça alguns dos trabalhos já apresentados pelo Pontes Comunitárias:

Bordadeiras – Projeto Linhas de Minas

Arlindo e Biá

Muvuka

Ras Charlles

Sanfoneiro Zibica

Leave a Reply