Um dia de Muvuka nos espaços do Colégio

Uma das ações do projeto Pontes Comunitárias, visando seu objetivo de aproximação e troca entre escola e comunidade, e indo além da realização do catálogo com os trabalhos de artistas e grupos, seria possibilitar encontros por meio de oficinas, apresentações musicais, rodas de conversa, momentos em que o contato entre comunidade e escola ocorresse no próprio espaço escolar. Infelizmente, tendo em vista o contexto de pandemia a que fomos submetidos, essa participação presencial foi impossibilitada de se efetivar, por enquanto.

No entanto, em novembro de 2019, tivemos a oportunidade de receber o grupo Muvuka, que hoje integra o catálogo do nosso projeto, nos espaços do Colégio de Aplicação João XXIII. O grupo se dispôs a realizar uma apresentação musical para o primeiro segmento do Colégio, além de participar tocando junto com os alunos do terceiro ano do ensino fundamental.

Os alunos do terceiro ano estavam trabalhando com um repertório musical que envolviam várias canções de tradição africana e um dos bolsistas que atuava durante as aulas de música, Henrique Guilhem, era justamente um dos integrantes do grupo Muvuka. Dessa relação, nasceu a ideia de trazer o grupo para o Colégio numa apresentação musical em parceria com os alunos e alunas do terceiro ano.


Visita do grupo ao Colégio de Aplicação João XXIII




Na ocasião, o grupo se apresentou, trazendo a riqueza de seu repertório, falando um pouco sobre sua experiência e tocando por todo espaço escolar, salas, corredores e pátio.

Foi interessante perceber o grande envolvimento das crianças durante todo o processo e importante ver a necessidade dessa aproximação. O grupo Muvuka foi convidado a regressar ao Colégio meses depois, para nova apresentação, dessa vez para falar e tocar especificamente músicas do bloco Ilê Aiyê. Foi outro momento muito significativo, pois em aulas anteriores, tanto em Artes Visuais quanto em Música, foi possível trazer o tema para debate, seguido das músicas apresentadas pelo grupo. Nessa relação, percebemos o quanto a escola pode e precisa aprender com as diversas práticas artísticas presentes na comunidade e o grupo Muvuka é um exemplo disso.


Visita do grupo ao Colégio de Aplicação João XXIII

Leave a Reply