Paisagem Sonora

O conceito

“…todos os sons fazem parte de um campo contínuo de possibilidades, que pertence ao domínio compreensivo da música. Eis a nova orquestra: o universo sonoro! E os músicos: qualquer um e qualquer coisa que soe”. Murray Schafer em A Afinação do Mundo

Murray Schafer é um compositor e educador canadense que desde o final da década de 1960 desenvolve pesquisas e ações em torno da temática da Paisagem Sonora. Tal conceito diz respeito ao conjunto de sons que envolvem determinado ambiente. Assim como o olhar atento compreende o conjunto de atrações visuais que compõem uma determinada paisagem, a escuta atenta também nos possibilita contato efetivo com a Paisagem Sonora que nos envolve.

Murray Schafer. Fonte: terradamusicablog.com.br


O trabalho de Schafer busca alcançar tal conscientização, a respeito do nosso processo de escuta. Conscientização que nos leva a perceber a Paisagem Sonora do mundo, para então transformá-la segundo nossas escolhas. Como apontado na citação inicial, “Eis a nova orquestra: o universo sonoro! E os músicos: qualquer um e qualquer coisa que soe”.

Preocupado com a qualidade da escuta, Schafer nos alerta sobre as alterações na Paisagem Sonora do mundo ao longo dos anos, alterações que tem tornado o ambiente sonoro cada vez mais poluído, prejudicando assim, cada um de nós e a sociedade como um todo. Tal mudança nos tem feito perder, ou não mais ouvir, determinados sons. Alguns sons se sobressaem a outros, sons outrora existentes não mais são ouvidos, nos acostumamos, então, à poluição sonora do mundo. Tendo isso em vista, torna-se fundamental, sobretudo para o ensino de música, uma educação sonora que nos possibilite perceber, ouvir com atenção, e afinal, escolher quais sons devem permanecer e quais não, numa nova Paisagem Sonora.

Murray Schafer em Listen. Fonte: terradamusicablog.com.br


Para que se atinja tal nível de conscientização, Schafer propõe em sua obra uma série de conceitos, propostas e possibilidades de trabalho. Uma delas, a Limpeza de Ouvidos, possibilita uma escuta mais discriminada dos sons, buscando atentamente “abrir” os ouvidos para aqueles sons que habitualmente não ouviríamos. O Passeio Auditivo, é uma exploração dos sons de determinado ambiente, por meio de uma escuta atenta onde os sons ouvidos e perdidos poderão ser discutidos posteriormente. Já o Passeio Sonoro “é uma exploração da paisagem sonora de uma determinada área usando-se uma partitura como guia” (SCHAFER, 2011, p. 297). Nesse caso, a partitura funciona como uma espécie de mapa que chama a atenção do ouvinte para os sons do ambiente. No Passeio sonoro podemos também ser ouvintes ou participantes na criação da Paisagem Sonora como compositores-intérpretes.

Segundo Fonterrada (2009), é muito caro para Schafer uma educação musical pautada em processos criativos, para além de um ensino de música que se limite à reprodução ou treinamento. Possibilidades de criação, para o autor, são possíveis inclusive a partir da organização de materiais recolhidos no ambiente. Em sua obra como compositor, diz a autora, Schafer faz referência a sons importantes de serem ouvidos hoje, sons da natureza, de animais ou de elementos como a neve, fogo, água. Inspirado por tais ambiências o compositor nos apresenta composições como Snowforms (1985), Sun (1982) e Fire (1986).




O processo

Pautado nos ensinamentos de Schafer, o trabalho de educação musical que deu origem à exposição Diálogos sobre Paisagem, foi concebido em três etapas processuais. A primeira, denominada Passeios Auditivos, procurou captar as sonoridades produzidas em várias paisagens existentes dentro do Colégio: o pátio, a biblioteca e à área verde, local repleto de sons da natureza. Após essa etapa, passamos ao que denominamos Quando a Paisagem vira música, momento em que trouxemos elementos reunidos nos vários ambientes visitados, como pedaços de pau, folhas secas, garrafas, chaves, dentre outros, e em um processo criativo produzimos música, além de criarmos diversos instrumentos musicais com tais elementos. Por fim, a terceira etapa, chamada A música da paisagem, foi o momento em que realizamos um arranjo da música “Peixinhos do Mar” com os instrumentos que foram construídos. Buscamos levar os alunos a perceberem os sons que os envolvem, além de estabelecer processos criativos a partir de tais sons.

Disponibilizamos aqui o vídeo Listen, no qual Schafer apresenta algumas reflexões sobre a paisagem sonora. Como o vídeo conta somente com legendas em inglês, traduzimos e transcrevemos as legendas, que seguem disponíveis abaixo:

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