As artes de Gildásio

Gildásio Jardim é um pintor do Vale do Jequitinhonha, morador da cidade de Padre Paraíso, e se destaca como um expoente da nova geração de artistas do Vale. Gildásio começou suas primeiras experimentações ainda criança, por vezes usando a estrada de terra como tela para seus primeiros desenhos.

O pintor foi desenvolvendo seu trabalho de maneira autodidata, brincando de criar suas próprias tintas e telas para retratar as vivências que o atravessavam.

Gildásio – Acervo pessoal



As obras de Gildásio tem a característica marcante de terem como tela as coloridas chitas, tecido que é lembrança das roupas que os homens e mulheres do campo usavam em sua infância. O pintor relata que começou “a fazer telas com essas estampas com o objetivo de provocar uma fusão entre os personagens do meu universo com as cores que eles trazem na vestimenta”.

Pintura – Acervo pessoal



No seu fazer artístico, Gildásio tem como prática o exercício de “descotidianizar” o cotidiano que o cerca, o que pode ser metaforizado pela poesia de Manoel de Barros, uma de suas inspirações:

“É preciso transver o mundo.
Isto seja:
Deus deu a forma. Os artistas desformam.
É preciso desformar o mundo:
Tirar da natureza as naturalidades”.



Com isso, cada quadro do pintor apresenta um personagem ou vivência da cultura popular, representando a poesia presente na estética das pessoas. No vídeo abaixo, podemos conhecer um pouco mais da trajetória e do trabalho de Gildásio:



Para conhecer mais sobre o trabalho do artista, você pode acessar o Blog ou o Facebook de Gildásio.

Blog: http://gildasio-35.blogspot.com/
Facebook: https://www.facebook.com/gildasio.jardim

Deixe uma resposta