Logo do Projeto
Dentre os vários projetos que o Programa Arte em Trânsito realiza, este ano inauguramos o Pontes Comunitárias. Nele, ressaltamos a importância da aproximação entre o espaço escolar e a cultura popular produzida pela comunidade.
Tendo em vista o contexto da quarentena, estando nós longe do espaço físico da escola, foi necessário pensar nas possibilidades que teríamos para a execução do projeto. Dessa forma, foi possível a elaboração de um catálogo virtual, contendo a história e obra de cada artista ou grupo, por meio de texto, galeria de fotos e um vídeo.
Você pode conferir a página do projeto aqui:
Em sua estreia, contamos a história de Seu Arlindo e Biá, que fazem parte de uma associação de artesãos chamada Linhas de Minas. Moradores do distrito São José dos Lopes, em Lima Duarte, o casal faz da arte o seu estilo de vida, através dos trançados e a produção de cestos artesanais.
Seu Arlindo e Biá.
Além disso, eles também têm envolvimento com a música. Durante a Semana Santa, Biá passa pelas casas cantando enquanto Arlindo toca a Matraca, seguindo uma tradição de gerações em homenagem aos que já morreram.
Você pode conhecer mais acessando a página deles em:
Essa é mais uma sequência da nossa Retrospectiva 2020, em que relembramos os trabalhos realizados pelo Programa Arte em Trânsito durante o decorrer do ano. Para conferir todas as postagens acesse:
https://arteemtransito.com.br/site/pt_br/category/retrospectiva-2020/