Bernie Krause é um músico e naturalista estadunidense que desde a década de 1960 se dedica a registrar e arquivar diversas paisagens sonoras. Para ele, a paisagem sonora é produzida à partir de três fontes básicas: a Geofonia, que são os sons não biológicos que acontecem em qualquer habitat, como o vento nas árvores, as ondas nas praias, ou seja, movimentos da terra; a Biofonia, que são todos os sons gerados por organismos vivos de determinado habitat; e a Antropofonia, todos os sons gerados por nós, humanos.
Krause nos alerta sobre as mudanças ocorridas na paisagem sonora natural a partir da intervenção humana, mesmo em ações consideradas ecologicamente viáveis. No vídeo que apresentaremos abaixo, ele nos mostra a floresta Lincoln Meadow, que sofreu uma chamada “derrubada seletiva”, onde algumas árvores eram retiradas de maneira selecionada. Segundo a madeireira responsável pela ação, a derrubada seletiva não provocaria nenhum impacto ambiental. Porém, Krause teve a oportunidade de realizar registros sonoros antes e depois da intervenção e por mais que visualmente a floresta aparentasse estar absolutamente intacta, foi possível perceber a significativa alteração ambiental produzida. Segundo ele, “nossos ouvidos nos contam uma história diferente”. Acompanhando o vídeo ele nos leva a ouvir a paisagem sonora de ambos os momentos em Lincoln Meadow, e por fim nos diz: “A captura visual implicitamente estrutura uma perspectiva frontal limitada de um dado contexto espacial, enquanto que as paisagens sonoras alargam esse âmbito para 360 graus, envolvendo-nos completamente. E enquanto uma fotografia vale por 1.000 palavras, uma paisagem sonora vale por 1.000 fotografias.”
Em 1968, Krause fundou o Wild Sanctuary, organização dedicada a gravar, arquivar, pesquisar e expressar a voz do mundo natural – sua paisagem sonora. Seu catálogo contém mais de 4.500 horas de paisagens sonoras selvagens e mais de 15.000 formas de vida identificadas. Metade de tais paisagens sonoras, porém, são provenientes de habitats que não existem mais, de habitats alterados por causa de ações humanas ou mesmo habitats que ficaram completamente silenciados.
Acessado a página da organização é possível ouvir diversas paisagens sonoras registradas ao longo das últimas décadas.