A série de colagens que chamamos de “Descascados” somente foi possível pela ação da professora/ pesquisadora/ artista Fernanda Morais. Em sua oficina “Fios, frestas e fendas: o lugar onde a arte brota”, realizada em setembro de 2019 durante o evento “Arte em Trânsito: Deslocamentos Poéticos”, o trabalho da artista Nerea Lekuona (1976) nos foi apresentado e gerou uma série de inquietações.
A artista faz algumas intervenções urbanas que alteram a paisagem por onde várias pessoas passam. Para tanto ela observa os lugares e escolhe áreas descascadas nas paredes. A partir daí, é feita a captação da textura desse descascado e ele é decalcado em um outro suporte. Normalmente ela escolhe mapas para reativar aquela área descascada. Então, esse recorte é colado na parede original, criando uma nova visualidade para aquele descascado outrora negligenciado. Essa ação é conhecida como Mappingtown.
O processo que gerou os descascados no CAp. João XXIII foi longo e contou com algumas etapas que em breve apresentaremos. Por enquanto, fiquem com essa bela imagem elaborada pelo nosso designer Gráfico Guilherme Borges e que mescla a diferentes intervenções criadas por crianças no CAp. João XXIII.
Quer saber mais sobre a artista?