Entre Azuis: exposição pedagógica aberta no CAp. João XXIII

Galeria Professor Pável

Mais uma exposição pedagógica entregue! “Entre Azuis”, do professor de artes do João XXIII Luís Carbogim, reúne trabalhos de três anos escolares diferentes: dos terceiros e oitavos anos do ensino fundamental, e do terceiro ano do EJA. Com a proposta de explorar o azul em suas diferentes interpretações e sentimentos, a exposição surge da inquietação de unir as produções das variadas turmas sob um denominador comum: 

“A primeira coisa que me ocorreu foi fazer um grande mural com os trabalhos dessas turmas, mas como gerar uma unidade para essas produções? Foi então que pensei em utilizar como disparador a obra ‘Celacanto provoca maremoto’ da artista Adriana Varejão”, conta o professor Luís.

A partir disto, Luís sugeriu o uso de um elemento importantíssimo que viria a ser usado na criação destas obras: o azul. Cada turma teve a mesma base — trabalhar o formato quadrado e a cor azul.

“A reação do alunado foi de estranhamento no começo. Eles perguntavam: ‘professor, por que você quer tanto que a gente trabalhe com azuis?’. O formato quadrado não incomodou tanto, mas cercear o uso da cor com o azul foi intrigante. Eu coloquei como um desafio e sempre dizia ‘calma… mais para frente vocês irão entender porque estou insistindo nisso, mas quero que seja surpresa…”, explica o professor.

Professor Luís Carbogim participando da montagem da exposição


O trabalho que serviu como inspiração
A obra “Celacanto provoca maremoto”, de Adriana Varejão, instalada no Instituto Inhotim, tem como ponto de partida a azulejaria barroca portuguesa, em que o jogo de formas, volumes e sombras se torna recorrente no estilo artístico.


Luís relata que só apresentou o trabalho de Adriana ao final do processo, o que, na visão dele, “foi muito interessante, pois ampliou o olhar do alunado sobre suas próprias produções”.

Entre Azuis

A nossa primeira exposição do ano de 2023, Entre Azuis, fica aberta à visitação a partir de hoje, 06/03, e se encerra 24/03, com roda de conversa que será divulgada nas redes sociais.

Deixe uma resposta