Baby Art – As crianças no espaço artístico

Quando pensamos em crianças, pensamos em diversão e curiosidade. Neste período da vida, tudo gira em torno do que traz felicidade, e são várias as divertidas atividades que estimulam a interação social e as demais capacidades. Para Anna Marie Holm (1915-2015), arte-educadora dinamarquesa, a expressão artística de uma pequena criança é tão importante para o seu desenvolvimento quanto os outros aspectos.



Em seu livro Baby art: os primeiros passos com a arte, lançado no Brasil em 2007 pelo MAM, Holm relata as suas diversas experiências com as crianças, em formato de pequenas crônicas imaginativas, incentivando os pais para que estejam ao lado dos filhos promovendo e realizando atividades artísticas simples com materiais que normalmente são ignorados pela preferência aos brinquedos industrializados. Dessa forma, Anna Marie consegue provar que não precisa de muito para que os pais se relacionem com os filhos nas brincadeiras e nem de formas complexas para construir a imaginação infantil e ao mesmo tempo, desenvolver a cognição das crianças.

Disponível em: (Reprodução/Pixabay)



O tom do livro é extremamente didático. Ele tem o objetivo de conscientizar os pais que o desenvolvimento artístico do bebê é fundamental, e para tal, a autora propõe uma série de atividades realizadas por ela, no intuito de trazer ideias e ensinar o método aos familiares que queiram experimentar as brincadeiras do Baby art. Dentro disso, ela inclui os locais no qual foram realizadas, quais os materiais utilizados e o comportamento dos bebês diante de cada processo. É uma leitura capaz de apresentar, de uma forma simples, profundas reflexões sobre as ações que os pais, e até mesmo educadores, exercem ao lidar com o ensino da arte na educação infantil, apontando os principais erros e ao mesmo tempo trazendo soluções e justificativas para os mesmos.

Disponível em: (Reprodução/Pixabay)

Deixe uma resposta