Aniversário do Cine-Theatro Central

O Cine-Theatro Central comemora hoje, dia 30 de março de 2021, seus 92 anos de idade. As celebrações se iniciaram no primeiro dia deste mês e se estenderão até abril, com apresentações e depoimentos de artistas e produtores renomados, como Ney Matogrosso, Ronaldo Fraga, Dudu Lima, Arnaldo Baptista, Caetano Brasil, Eminência Parda, Mary e Eliardo França. Todo o conteúdo está sendo transmitido de forma virtual através das redes sociais do teatro, devido ao cenário de distanciamento social. As homenagens são formas de celebrar, resgatar as memórias e frisar a importância desse grande patrimônio cultural de Juiz de Fora e do Brasil, num momento em que a cultura vem sendo sucateada.

Fonte: instagram @cinetheatrocentral / https://www.instagram.com/p/CMncZQchAn2/


Esta noite, as 20h, acontecerá a apresentação da Orquestra Sinfônica Pró-Música, guiada pelo Maestro Victor Cassemiro , com sua interpretação do tango clássico “Por Una Cabeza”- trilha sonora do longa metragem “Tango Bar” (1935). A música foi gravada à distância, com 35 pessoas em home-office e posterior edição para a exibição final.



O Cine-Theatro Central Foi inaugurado em 30 de março de 1929, momento de efervescência pós Belle Époque, num crescimento industrial e cosmopolita inusitado para uma cidade mineira barroca. A proximidade de Juiz de Fora com o Rio de Janeiro foi uma das circunstâncias cruciais para o “espírito moderno” que enfeitiçava as elites desta época. “O Cine-Theatro Central foi a mais perfeita tradução da imagem em alta conta que os próprios juizforanos tinham de si mesmos. Décadas depois, o Central permanece não somente como o símbolo de uma época, mas como um espaço vivo e aberto de celebração da arte.”

– Cine-Theatro Central, disponível em <http://www.theatrocentral.com.br/origens/>.

Fonte: Cine-Theatro Central / http://www.theatrocentral.com.br/tombamento/



Fonte: Cine-Theatro Central / http://www.theatrocentral.com.br/origens/



Este grande espaço cultural e artístico da cidade já recebeu inúmeros artistas com montagens das mais diversas, como exibição de filmes, peças teatrais, óperas, shows, concertos, balés. O Cine-Theatro é palco para nomes nacionais e internacionais, sendo um importante pilar e exemplo cultural brasileiro que, apesar da iniciativa particular, se transformaria em teatro municipal.

Foi Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1994, mesmo ano da aquisição do imóvel pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com os recursos do Ministério da Educação.


Para acessar sua história, notícias, apresentações e muito mais, acessem as redes sociais do Cine-Theatro!

Website: http://www.theatrocentral.com.br/ / Instagram: @cinetheatrocentral / Facebook: https://www.facebook.com/centralufjf


Deixe uma resposta