Retrospectiva 2020 – Diálogos sobre Paisagem

Este ano todos nós fomos pegos de surpresa com tudo o que aconteceu. Quem diria que em 2020 estaríamos quarentenados em meio a uma pandemia, né?!

Com isso, o Programa Arte em Trânsito teve que mudar sua forma de trabalhar para se adequar às demandas do cenário atual. O que tornou nosso ano 100% virtual e diferenciado do que se via anteriormente.

E neste mês de dezembro nós vamos relembrar juntos alguns dos momentos mais marcantes que tivemos. Não é a retrospectiva da Rede Globo, mas será tão bacana quanto! Então vem com a gente.




Em 9 de março de 2020 teve início a exposição Diálogos sobre Paisagem,  em um momento em que as atividades presenciais ainda aconteciam. Mas, com a necessidade da quarentena, esse processo foi interrompido, e tivemos que nos adaptar então ao espaço online.

Assim surge nosso primeiro trabalho em um novo modelo! Trouxemos para o nosso site não só as peças expostas que foram feitas pelos estudantes, mas também o processo de elaboração das propostas e criação dos trabalhos.

Você pode conferir tudo na nossa série de postagens:

https://arteemtransito.com.br/site/pt_br/category/dialogos-sobre-paisagem/



Mas ainda que pudéssemos transpor tudo o que estava exposto nas paredes do CAp. João XXIII, ainda faltava algo que o presencial nos proporcionava: o contato com o público e suas impressões.

E foi aí que iniciamos as propostas de mediação!

Foram através delas que conseguimos um contato mais direto com o público, criando uma interação entre o conteúdo da Diálogos sobre Paisagem e as percepções dessas pessoas que interagiam sobre as paisagens visuais e sonoras a sua volta.

Usando os stories do Instagram como ferramenta de diálogo, fizemos quizes para que o público descobrisse sons que reproduzimos, percebesse paisagens do seu cotidiano e as mudanças que elas sofreram no isolamento.




Além de interações por fotos e vídeos, para que eles pudessem compartilhar suas paisagens e recriar alguns dos trabalhos da exposição, como foi com o “Selfeet” e a representação do que era visto através da sua janela.



Ao final dessa jornada montamos o catálogo da exposição, com todo o processo e seus resultados. Você pode conferir no link abaixo:

Deixe uma resposta