Mawaca

Ao redor do globo, o termo ‘mawaka’ tem diferentes significados entre etnias. Enquanto no norte da Nigéria o vocábulo se refere aos músicos que utilizam o poder da palavra cantada para atrair força dos espíritos, na América Latina ‘Amawaca’ designa o povo indígena que vive às margens do rio Orinoco, na fronteira do Peru. Até mesmo no Japão pode-se interpretar o termo como “canto sagrado”.

Diante de tantas pluralidades, a palavra ganha um toque brasileiro em sua grafia, se tornando Mawaca. E assim surge, em 1995, o nome e o grupo de pesquisa que recria músicas globais.

Interpretando canções em mais de 20 línguas, seu repertório é repleto de músicas tradicionais e que foram passadas por gerações através das tradições orais. Trazendo com elas questões que perpassam o pluralismo cultural e que necessitam de atenção do público, como a intolerância religiosa, diferenças raciais, dentre outras.

Em suas produções, destacamos o livro “Cantos da Floresta – Iniciação ao universo musical indígena”.

Fonte: https://mawaca.com.br/obra/livro-cantos-da-floresta-iniciacao-ao-universo-musical-indigena/

Dirigido à professores, educadores musicais e interessados ao tema, o livro é acompanhado de um CD com áudios originais e um site para contextualização e dinâmicas que envolvem a música dos povos indígenas brasileiros.

Além disso, o grupo tem em seu repertório arranjos sobre canções dos povos Paiter Surui, Kayapó, Wari, Tupari, entre outros. Parte desse conteúdo pode ser encontrado no CD “Rupestres Sonoros – O canto dos povos da floresta”.

Fotos por Renato Soares. Fonte: https://mawaca.com.br/galeria/imagens-de-indigenas-do-brasil-sao-destaques-do-show-do-mawaca/



Para mais informações e conteúdos do grupo Mawaca, acesse seu site oficial:

https://mawaca.com.br/

Deixe uma resposta