Sem laquê, sem gomalina

A exposição Sem Laquê, sem Gomalina é composta por trabalhos que nascem das inquietações da artista Andréa Coutinho sobre a ditadura da beleza, imposta especialmente às mulheres.

Certos padrões, a partir do olhar eurocêntrico ou estadunidense, acabam por gerar estereótipos e clichês que são adotados, muitas vezes, sem reflexão, como norma. Se manter fiel ao padrão pode trazer alguns sofrimentos às pessoas – observa a artista.

Para desestabilizar tais normas, Coutinho se apropria de cópias de imagens de algumas pinturas clássicas, recorta os cabelos e propõe outros penteados, desconstruindo e construindo novas visualidades para as mesmas, utilizando o desenho a nanquim.

Numa atitude lúdica, as imagens “clássicas” vão assumindo novas perspectivas de identidades, antes conformadas e contidas. Nestas ações, num jogo de apropriar-se, tomar para si e subverter com outra possibilidade estética, as imagens são libertadas dos padrões e assumem cabeleiras exuberantes, incomuns e livres.

Realizada em novembro/dezembro de 2019, a exposição “Sem laquê, sem Gomalina” trouxe ao CAp. João XXIII um exercício que estimula o olhar crítico sobre padrões sociais.

Obras expostas na Galeria Professor Pável



Confira abaixo o vídeo em que Andréa Coutinho conta um pouco mais sobre sua exposição.



Essa postagem faz parte de uma séries sobre as exposições da nossa galeria em 2019. Para conferir as outras partes é só clicar no link abaixo.

https://arteemtransito.com.br/site/pt_br/category/exposicoes-2019/

Deixe uma resposta