Saberes Plurais

O Vale do Jequitinhonha, na região Norte de Minas, é muito conhecido por sua arte e diversidade. Seu patrimônio histórico-cultural é referência para Minas Gerais e para o Brasil, bem como o seu artesanato, muito diversificado e com técnicas consideradas patrimônio cultural, além os festivais de cultura popular, como o Festivale, um dos maiores do Brasil.

O Projeto Saberes Plurais é um programa da UFMG que visa fortalecer e dar visibilidade à esses saberes tradicionais do Vale, com enfoque no artesanato. Coordenado por Maria Aparecida Moura, Maria das Dores Pimentel Nogueira e Terezinha Furiati, é uma iniciativa da Diretoria de Governança Informacional (DGI), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão da UFMG, em parceria com o Polo Jequitinhonha e a Diretoria de Ação Cultural (DAC). O programa possui caráter interdisciplinar, integrando ações de extensão, ensino e pesquisa, e possui diversas frentes. Hoje daremos destaque à Coletânea “Saberes Plurais” e ao livro “Sabença”.

A Coletânea “Saberes Plurais” é um conjunto de DVDs que apresenta as narrativas dos mestres de artesanato do Vale do Jequitinhonha. Por meio da metodologia de Storytelling, os registros audiovisuais criam uma memória dos saberes e fazeres manuais do Vale, sendo uma importante contribuição para a preservação e difusão desse conhecimento.

Coletânea Saberes.



Como forma de dar continuidade ao registro dos relatos sobre os saberes tradicionais do Vale, outra iniciativa do programa Saberes Plurais foi a elaboração de um livro, chamado “Sabença”. A obra apresenta a narrativa de vida daqueles que seguiram os ensinamentos dos grandes mestres de artesanato do Vale, “buscando compreender a repercussão dos saberes lastreados por eles [mestres] na formação de uma nova geração de jovens artistas”.

Capa do livro “Sabença”.



As duas obras (vídeos e livro) estão disponíveis online e podem ser acessadas nos links abaixo:

Livro Sabença:

https://www.ufmg.br/proex/cpinfo/saberesplurais/blog/versao-digital-do-livro-sabenca/


Coletânea DVDs:

https://www.ufmg.br/proex/cpinfo/saberesplurais/videoteca/

Um comentário em “Saberes Plurais

  1. Luiz Fernando Medeiros Responder

    Gostei muito do depoimento de Biá e de Arlindo, da documentação em ato dos artesãos, das fotos e do video em sua elaboração técnica.

Deixe uma resposta