Saberes Plurais – Museu Virtual

Na última postagem do nosso blog, falamos sobre o programa Saberes Plurais, um projeto da UFMG que visa fortalecer e dar visibilidade aos saberes tradicionais do Vale do Jequitinhonha, com enfoque no artesanato. Hoje daremos destaque à um dos braços do programa, o Museu Virtual Saberes Plurais.

O programa faz registros audiovisuais, por meio de metodologias Digital Storytelling, de histórias de vida dos mestres de artesanato que mantém viva a tradição, o saber, a arte, os usos e costumes da cultura regional popular. Pessoas estas que contribuem para a preservação das identidades e da diversidade cultural brasileira, com ênfase nas populações das regiões do Vale do Jequitinhonha.

Logo Saberes Plurais.



Esses relatos são agrupados em um museu virtual, que organiza, sistematiza e dissemina essas informações. Ele é dividido em seções. Nelas, podemos encontrar listadas os mestres e mestras do artesanato, os ofícios desenvolvidos na região, bem como as comunidades e cidades que desenvolvem artesanato e participam do projeto.

Com isso, o Programa promove um diálogo entre o saber tradicional e o acadêmico, de forma que os Mestres sejam reconhecidos como autoridades em seus ofícios perante a sua comunidade e perante a universidade. Além disso, reforça-se a importância da contribuição da cultura tradicional para a formação das pessoas na sociedade como um todo, legitimando esse conhecimento.

O museu pode ser visitado pelo seguinte link:
https://www.ufmg.br/proex/cpinfo/saberesplurais/

Artesanatos. Fotos: Camila Magalhães.



Caso você ainda não tenha conferido a primeira postagem sobre o Programa Saberes Plurais, o link está disponível abaixo.
https://arteemtransito.com.br/site/2020/07/saberes-plurais/

Deixe uma resposta