A Fake Makeup da miscigenação

A exposição “A Fake Makeup da Miscigenação”, de Noah Mancini, aconteceu em abril de 2019. O estudante de Artes (IAD/UFJF) e produtor independente partiu do princípio de observação sobre a representação quase nula de pessoas negras em revistas antigas.

Inquieto com essa questão o artista começou a desenvolver seu projeto partindo de pontos que foram historicamente colocados como opostos: de um lado, a fantasia extravagante das socialites, exibida como a beleza padrão. De outro, a identidade de corpos negros, que tentaram apagar e “embranquecer” a todo custo.

Como, então, misturar esse dois elementos?

Noah retira algumas figuras de pele branca das antigas revistas de moda e história e interfere nelas com tons de pele negra. Para isso, ele utiliza a técnica da aquarela, que tem como uma de suas características a fluidez, tornando-se de difícil controle. Assim, a tinta ocupa não só as áreas inicialmente pensadas pelo artista, mas também outras partes, modificando mais ainda as imagens veiculadas nas revistas.

Além disso, as obras também contam com a técnica da imagem digitalizada e manipulada no computador. E, assim, Noah atinge seu objetivo, exercitando a construção de um novo imaginário visual, embebido em diversidade negra. Ressignifica a falsa representação brasileira com o tom da realidade.

Acompanhe no vídeo a seguir os relatos de Noah Mancini sobre a proposta apresentada e o seu desenvolvimento.




Essa postagem faz parte de uma série sobre as exposições da nossa galeria em 2019. Para conferir as outras partes é só clicar no link abaixo.

https://arteemtransito.com.br/site/pt_br/category/exposicoes-2019/

Deixe uma resposta