DIÁLOGOS SOBRE PAISAGEM – “Qual o seu lugar na paisagem?”

Parte 3

Hoje chegamos à última parte da apresentação dos processos que compõem a exposição Diálogos Sobre Paisagem. Vamos mostrar uma criação autoral desenvolvida pelas crianças nas aulas de Artes Visuais!

PAISAGEM IMAGINÁRIA

Nosso percurso se iniciou com a apresentação das referências que utilizamos para construir a abordagem para o tema. Isso não se deu por acaso. A meta era ampliar o repertório dos estudantes sobre o assunto, facilitando a participação nas atividades de criação e reflexão. Observe que usamos a palavra “ampliar” e não “criar” um repertório. Justamente porque sabemos que as crianças têm as suas percepções sobre o mundo e isso não pode ser ignorado. É a partir desses elementos que elas estabelecem a maneira como vão acessar os conhecimentos que surgem nas aulas.

Sendo assim, o processo que aqui apresentaremos, tomou como princípio aquilo que as crianças trouxeram consigo para a escola, quando o assunto é paisagem. Assim, encerramos o ciclo de propostas com aquilo que veio diretamente delas.

Nós começamos com uma ideia muito simples: elencar elementos da paisagem. Muitas coisas foram citadas, dentre carros, ruas, nuvens, árvores, casas e outros. A partir disso, cada turma escolheu por votação apenas três elementos da lista feita conjuntamente no quadro. Pedimos que as crianças desenhassem 5 configurações visuais diferentes de cada item escolhido. Não podia ser aquela casinha ou árvore que todo mundo sabe desenhar. Elas teriam que inventar 5 casas diferentes, 5 árvores diferentes, por aí vai.

Na segunda etapa, cada uma deveria escolher o exemplar preferido de sua produção. Eles serviriam como referência para uma colagem, no tamanho que a criança achasse adequado. Para essa parte do exercício, foram utilizados papéis coloridos (inteiros e retalhos). Algumas gostaram tanto da proposta que até fizeram mais elementos do que aquilo que havia sido solicitado inicialmente.

Antes de iniciar a montagem de nossa paisagem coletiva, relembramos alguns conceitos importantes. Retomamos as questões sobre perspectiva atmosférica, linha do horizonte, tamanho dos elementos na paisagem (o que está perto é grande, o está a meia distância tem tamanho médio e o que está longe é pequeno). Todas essas questões haviam sido observadas na atividade em que desenharam apoiadas no vidro da janela.

Nós compramos papel pardo vendido a metro para a realização da etapa seguinte. Não havendo essa possibilidade, é possível colar mais de uma folha de cartolina, papel pardo ou até mesmo jornal para formar uma base grande. Cada metade contou com cerca de 4 metros que foram divididos entre as três turmas. Estabelecemos uma espécie de jogo para organizar a colagem dos elementos: com o papel pardo no chão (ou colado no quadro) desenhamos a linha do horizonte nele. A partir disso, cada criança deveria escolher qual era o melhor lugar no papel para o seu elemento feito em colagem. Se era pequeno, elas ponderavam que o melhor lugar era mais próximo da linha do horizonte. Se era grande, elas buscavam posicioná-lo na parte inferior do papel, longe da linha do horizonte. Cada uma tomava essa decisão e as demais tinham que prestar atenção para perceber onde os seus itens entrariam, a partir da ação dos colegas que vinham antes deles no processo de colagem.

Com tudo no lugar, ainda demos um tempo para que elas começassem a desenhar as áreas em torno dos elementos colados: ruas, áreas verdes, praias, lixão, foram algumas coisas que saíram nesse momento. Para a pintura, dividimos a turma em 2 grupos. Enquanto algumas crianças pintavam a metade inferior do trabalho, as outras desenhavam a partir de uma atividade que dialogava com as questões dos elementos da paisagem. Na aula seguinte, essa divisão era invertida.

Durante a pintura, observamos que algumas crianças eram mais detalhistas e essas foram chamadas para o trabalho muito específico de finalização das pequenas áreas que ficaram sem pintar, dar acabamentos, etc.

Como resultado obtivemos essas duas grandes pinturas lindas, feitas colaborativamente e totalmente a partir das ideias das crianças.



Calma que ainda não acabou! Na sexta-feira, dia 08/05, vamos postar o vídeo completo com todas as propostas e as imagens da exposição montada na Galeria Professor Pável.


E se você ainda não conferiu as Partes 1 e 2 é só clicar abaixo:
Parte 1
Parte 2

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