DIÁLOGOS SOBRE PAISAGEM: Os sons do João

Parte 2

No post de hoje apresentaremos a segunda etapa do nosso processo, desenvolvida nas aulas de Música!



QUANDO A PAISAGEM VIRA MÚSICA:

A segunda etapa foi pautada na etapa anterior, ou seja, os sons que foram recolhidos e anotados pelos estudantes foram discutidos em sala de aula. Foi produzida uma grande nuvem de palavras, com as palavras de todas as crianças.

A partir delas, fomos percebendo cada som identificado. Nesse momento, a partir dos sons registrados, levamos para a sala de aula diversos materiais que produziam tais sons, como madeiras, garrafas de vidro, água, folhas secas distintas, sementes, papel, dentre outros. Muitos desses materiais foram recolhidos nos próprios ambientes visitados do Colégio.

Depois, foi possível discutir em como tais sonoridades poderiam ser organizadas musicalmente, sons mais fortes e sons mais fracos, sons mais agudos e sons mais graves, distintos timbres. Foi um momento de muita experimentação, ao se “tocar” musicalmente cada material, de maneiras diferentes e criativas, muitas vezes acompanhado do piano.

Verificamos como um material do cotidiano, com criatividade, pode nos trazer diferentes sonoridades e timbres. Ainda nessa etapa, houve a proposta de se construir instrumentos com estes e outros materiais. Foram construídos instrumentos já existentes, como o xilofone de garrafas, o pau de chuva, chocalhos, carrilhão de chaves, mas também foram criados instrumentos novos como o hidrofone, instrumento que buscava reproduzir a sonoridade da água ao cair em uma lixeira de metal.

Gostou do nosso post? Temos certeza que você vai curtir muito a última parte desse processo. Vamos postar ela no dia 04 de maio. Não perca!!


E se você ainda não conferiu a Parte 1 é só clicar aqui.

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