DIÁLOGOS SOBRE PAISAGEM: Os sons do João

Parte 1

O trabalho de educação musical que deu origem à exposição Diálogos sobre Paisagem, teve como perspectiva o conceito de Paisagem Sonora proposto por Murray Schafer. As atividades foram desenvolvidas no âmbito das aulas de música, com estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação João XXIII – Universidade Federal de Juiz de Fora. O processo foi dividido em três etapas que se denominaram: Passeios auditivos; Quando a paisagem vira música; A música da paisagem.

No post de hoje apresentaremos a primeira das três etapas.



PASSEIOS AUDITIVOS

Segundo Schafer (2011) “o passeio auditivo é simplesmente um passeio concentrado na audição” (p.297). O objetivo é que se perceba o conjunto de sons que fazem parte de determinado ambiente, sua paisagem sonora. A proposta discutida com os estudantes partiu dos seguintes questionamentos: Qual a paisagem sonora de nosso Colégio? Existe mais de uma? Em nosso Colégio existe muita poluição sonora? Como identificar e pensar sobre a paisagem do Colégio? Após um espaço de debate e discussão, chegamos à conclusão que deveríamos buscar identificar, anotando em pranchetas, a paisagem sonora de três ambientes distintos do Colégio:

1) O pátio – onde foi possível perceber suas sonoridades próprias, a sonoridade das salas de aula ouvidas do pátio, a movimentação de pessoas, os sons que habitualmente não são possíveis de se ouvir neste espaço.

2) A Biblioteca – Grande desafio e curiosidade, justamente por ser um espaço tido como silencioso. Nesse espaço foi possível perceber sonoridades normalmente não percebidas, como a passagem das páginas de um livro, a sonoridade ao se digitar no teclado do computador, a sonoridade ao ser solicitado o silêncio (Psiu!!!).

3) A matinha – Espaço verde do colégio, com ampla vegetação, o som do vento nas árvores, pássaros e diversos animais como o mico e o quati, a sonoridade ao se pisar nas folhas secas, dentre outros sons.



Ficou curioso para saber como essa proposta continua? Então fique atento, pois no dia 29 de abril publicaremos a segunda parte, até lá!


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