Espaços Retóricos

 

Quanto tempo dura um dia inteiro de aula? E um dia livre? Você sabe que ambos têm 24 horas, mas de alguma maneira, um não parece demorar mais que o outro? Como isso pode acontecer se o relógio conta o tempo igualmente para os dois?

Convidamos a todos a visitarem a exposição “Espaços Retóricos” do artista Lucas Soares na galeria ConVida, localizada no C.A João XXIII, para mergulharem e explorarem junto do artista essas questões, que, a principio, podem parecer simples, mas que aos olhos atentos e questionadores de um artista\pesquisador, revelam pequenos detalhes de como cada percepção pode construir e possibilitar diferentes vivências da realidade como algo próprio, subjetivo. Para o artista, “os ponteiros de um relógio já não conseguem sozinho marcar o nosso tempo” e isso gerou nele a necessidade, cada vez maior, de experienciar esse principio. 

No decorrer de sua formação no Instituto de Artes e Design, o artista teve aulas que lhe permitiram explorar diferentes linguagens como a escultura, fotografia e vídeo, podendo então, compreender técnicas para explorar o tempo e o espaço, de modo que eles ganhassem formas palpáveis, dilatáveis e modeláveis.

“…  me prendo a pensar, a partir de sentenças como um riscar de fósforo  ou um piscar de olhos. Narrativas comuns a todos nós, porém, registradas, reinterpretadas, especializadas, comprimidas, dilatadas…” 

Agora o artista explora em sua primeira exposição individual, quatro maneiras diferentes de instigar o público a questionar esses elementos do cotidiano tomados com tanta naturalidade como imutáveis, ditando a estrutura da própria realidade. Cabe a você aceitar ou não esse convite e decodificar cada peça, experienciando as diferentes camadas que o tempo e espaço podem ter.

Será que as coisas são tão simples assim?  

A exposição vai dar dia 17/10 até 01/11, não perca tempo!!! 

Deixe uma resposta