O projeto Pontes Comunitárias, integrado aos dispositivos de formação do Programa Arte em Trânsito, nasce em 2020 com o propósito de aproximar os diversos saberes da comunidade ao espaço escolar. Na perspectiva da Educação Popular, buscamos uma visão mais abrangente de educação, entendendo-a como inerente à vida, ao cotidiano das pessoas, suas práticas, suas manifestações, sua cultura. Assim, acreditamos que nos educamos em diversas práticas sociais, entre elas a escola, mas também em grupos de convivência, grupos comunitários, nas distintas manifestações da cultura popular. Dessa forma, vemos como essencial o diálogo entre escola e comunidade.

Sendo assim, o Pontes Comunitárias está engajado atualmente no desenvolvimento de duas ações: A primeira, tem como objetivo buscar e conhecer práticas individuais ou coletivas, vinculadas à música, visualidades, cerâmica, bordados, dança, dentre outras presentes na região de Juiz de Fora, e apresentá-las num catálogo que pretende divulgar a história, as ações, os sujeitos envolvidos em tais práticas. A segunda ação, totalmente integrada à primeira, busca proporcionar encontros entre esses artistas e a comunidade escolar, principalmente no âmbito do Colégio de Aplicação João XXIII, da Universidade Federal de Juiz de Fora, a fim de promover rodas de conversa, oficinas, apresentações, exposições, no intuito de que o espaço escola seja efetivamente um espaço da comunidade e, consequentemente, dos saberes provenientes dela.

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Catálogo digital de artistas e grupos: