Oficina de Cordas fomenta a educação musical das crianças do CAp. João XXIII


Desde o final de março deste ano, têm ocorrido no Colégio de Aplicação João XXIII atividades musicais de extensão. A Oficina de Cordas é um dos projetos que integram o Programa de Extensão Arte em Trânsito. Ela nasce pela iniciativa do Prof. Dr. Pedro Dutra (CAp/UFJF), e da Prof.ª Dr. Mariana Galon (IAD/UFJF). Ambos têm ministrado os encontros, que acontecem às segundas-feiras, a partir das 17:30h, juntamente com bolsistas e estagiários. A Oficina de Cordas estabelece uma parceria entre o CAp. João XXIII, o Instituto de Artes e Design e o Centro Cultural Pró-Música, na figura do seu diretor, Prof. Dr. Marcus Medeiros.

Segundo o professor Pedro Dutra, o projeto foi pensado para funcionar como um espaço de ensino, pesquisa e extensão. Durante as aulas, voltadas para toda a comunidade, os alunos têm tido a oportunidade de aprender a tocar violino e violoncelo. Para além do aprendizado das crianças, a Oficina se torna um “local de pesquisa de novas metodologias para o ensino coletivo de cordas friccionadas”, afirma Pedro. O professor também destaca a formação de professores de música viabilizada pelo projeto, que conta com a participação de alunos da Licenciatura em Música da UFJF.

Professor Pedro Dutra durante a Oficina de Cordas

Todos os instrumentos utilizados foram disponibilizados pelo Centro Cultural Pró-Música, não havendo a necessidade de conhecimento musical prévio. De acordo com o professor Pedro, a experiência vem sendo ótima. Os alunos estão animados e comparecem em grande quantidade: todas as vagas foram preenchidas, devido à alta procura dos pais e responsáveis. O trabalho realizado pela Oficina de Cordas visa desenvolver a formação e educação musical das crianças, não só na execução do instrumento, mas também no âmbito da criação e apreciação musical.

Deixe uma resposta