Resumo do segundo encontro do Ciclo de Encontros: Como Está a Arte nos Colégios de Aplicação?

O segundo encontro do Ciclo de Encontros: Como Está a Arte nos Colégios de Aplicação? aconteceu segunda-feira, 08/05. As apresentações das professoras Niedja Ferreira dos Santos Torres, Liana Lobo Baptista e Kely Elias de Castro foram relacionadas ao tema “Arte no Ensino Fundamental”, e exploraram as artes visuais, cênicas e o audiovisual.

Apresentações

Cenas de Educação Audiovisual no currículo de Arte do CP/UFMG

A questão do ensino à distância esteve presente nas discussões da noite. A professora do Centro Pedagógico da UFMG Liana Lobo relatou a sua experiência trabalhando com o audiovisual durante a pandemia, em 2021. Liana produziu dois emocionantes vídeos e mostrou aos participantes do Ciclo. Na peça, os alunos compartilhavam momentos e conversavam pelas telas dos computadores, debatendo sobre desenhos e filmes apresentados nas aulas. Neste momento, muitos comentaram no chat parabenizando a professora pelo trabalho.

O exercício da escuta sensível na docência em Teatro

A professora do Centro de Pesquisa em Educação da UFG Kely de Castro também teve que contornar os problemas do ensino remoto. A transição para o presencial foi difícil, e requeriu adaptações. Kely ressaltou que foi preciso ouvir os alunos para entender o que o teatro poderia dar para eles. Ela lidou com o “teatro de objetos”, que ajudou a reforçar um trabalho de memória e emoção, procurando aproximar o estudante da metáfora e poesia. De acordo com a professora, os alunos puderam se conhecer melhor a partir dos exercícios propostos. 

Políticas públicas para a inclusão da diversidade e das minorias no Ensino da Arte: dos espaços culturais às questões curriculares

A professora do Colégio de Aplicação da UFPE Niedja Torres apresentou um interessante trabalho sobre a arte indígena, a partir de uma inquietação percebida por ela, em uma de suas aulas dadas ao 9º ano. Niedja mostrou aos alunos obras visuais clássicas produzidas por indígenas como Jaider Esbell, Daiara Tukano e outros. A professora entendeu que seria necessário que este tipo de arte, e de minorias, no geral, fossem amplamente divulgas e incorporadas no currículo escolar.

Ao final, todos puderam perguntar e debater sobre a arte educação. Foram levantadas questões como: maneiras utilizadas para resolver os problemas do ensino à distância; como os Colégios de Aplicação lidam com a formação continuada; disposição de vagas das linguagens artísticas nas escolas, entre outras. 

O tema do proxímo encontro é “Colégios de Aplicação como espaço para formação de professores” e vai ser realizado 05/06. 

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