DESCOORDENADAS
Guilherme Landim

Imagine uma viagem poética e visual pelo contexto rural mineiro em pleno século XXI. Nesse percurso, torna-se possível redescobrir modos de vida que são atravessados por sonoridades, pessoas, paisagens, animais e universos ínfimos. Esta urdidura de sensações proposta na exposição DESCOORDENADAS do fotógrafo Guilherme Landim nos apresenta uma série de vivências pessoais e aponta questões sociais do campo no Brasil, que muitas vezes passam desapercebidas para a maioria das pessoas.

Partindo do conceito elaborado a partir da psicogeografia por Guy Debord (1955), a presente exposição fotográfica revela as deambulações de Landim na zona rural de Andrelândia (MG). O fotógrafo nos mostra as delicadezas vistas nesse percurso. Algo que acarreta uma desconstrução, na qual, o que o leva aos lugares são os ínfimos: pessoas, animais, sons, possibilidades sensoriais permitidas pelo ambiente, que provocam as buscas pelas descoordenadas.

Há também encontros com um Brasil, que de certa forma, retoma seu passado, por meio de técnicas agrícolas retrógradas, como arados, moinhos, enxadas dentre outras ferramentas, que se mesclam ao silêncio das ranhuras das casas, ao abandono das pessoas do campo, à solidão impregnada nos olhares daqueles ermos habitantes. Tratam-se de deambulações poéticas, filosóficas e visuais que revelam encontros e desencontros de um pensador de imagens com sua terra, suas origens, seus medos e inquietações diante dos caminhos e descaminhos das travessias possíveis.

A exposição que aqui apresentamos tem um formato diferente daquele que imaginávamos inicialmente. Trabalhamos com o princípio de uma “galeria plana” composta por quatro “paredes” nas quais os conjuntos de imagens são organizados. Você pode visualizá-las seguindo um percurso curatorial, proposto a partir de 9 temas centrais, ou criar as suas próprias rotas, encontrando suas formas de vivenciar cada detalhe das imagens.

A nossa proposta on-line vai ao encontro da concepção do próprio fotógrafo e aqui é utilizada como forma de instigar olhares e formas de se perceber e se abrir para novas experiências estéticas a partir da fotografia. Dessa forma, cada espectador pode percorrer a nossa galeria plana com sua errância, sua possibilidade de criação e recriação pelos caminhos e descaminhos propostos.

Guilherme Landim
Renata Oliveira Caetano




Instruções de uso da galeria plana:

No computador:

Clique em apresentar.
Você verá a proposta da parede. Na parte inferior há uma barra azul com uma seta voltada para a esquerda e outra seta voltada para a direita. Estes são os comandos para ir e voltar nas imagens.

No canto inferior direito há duas pequenas setas. Elas servem para abrir uma visualização em “Tela Cheia” da parede. Para sair desse modo, pressione “ESC” no seu teclado.

A partir daí, você tem duas opções:
1. Seguir clicando com a seta voltada para a direita. Você pode fazer isso na tela, usando o seu mouse, ou usando o seu teclado. Essa opção vai te fazer seguir a linha construída pela curadoria, visualizando as imagens em uma ordem pre-estabelecida. Caso você queira voltar em alguma imagem, use a seta voltada para a esquerda. Para voltar para a tela principal clique na casinha que aparece quando você passa o ponteiro do mouse à direita da área de apresentação;
2. Clicar sobre um conjunto de imagens. Isso vai gerar um zoom. A partir dali você pode clicar qualquer imagem que te interessar. Para sair, basta clicar na área branca no lado da imagem. O zoom vai ser ativado e você vai retornar ao conjunto. Para voltar para a tela principal clique na seta voltada para a direita ou na casinha que aparece quando você passa o ponteiro do mouse à direita da área de apresentação.

No celular:
Atenção: nesse dispositivo a experiência fica limitada à opção de seguir a linha de visualização das imagens a partir da sequência proposta pela curadoria da exposição.

Clique em apresentar.
Você verá a proposta da parede. Na parte inferior há uma barra azul com uma seta voltada para a esquerda e outra seta voltada para a direita. Estes são os comandos para ir e voltar nas imagens.
Siga clicando com a seta voltada para a direita. Caso você queira voltar em alguma imagem, use a seta voltada para a esquerda.
Ao visualizar todas as imagens, a parede retorna para a visão geral.

Esperamos que vocês gostem da experiência!