Residência artística “Esculturas Públicas e Arte na Terra”

Através do Fundo de Cultura de Minas Gerais, a Associação Carabina Cultural e a Galeria de Arte Quarto divulgam a chamada para a Residência Artística “Esculturas Públicas e Arte na Terra”. As inscrições vão até o dia 30 de abril e a Residência está prevista para os dias 19 de julho a 15 de agosto, dependendo do andamento e das condições da pandemia. O projeto acontece no distrito de Sarandira – Juiz de Fora (MG), e tem como objetivo a valorização da comunidade, sendo um dos diversos projetos em andamento no local voltados para o fomento social.

Fonte: instagram @carabinacultural / https://www.instagram.com/p/CM3PFQdFvgn/


Podem participar desde artistas, arquitetos e designers até estudantes, pesquisadores e coletivos interessados em trabalhar com uma proposta criativa que dialogue com o contexto local e as vivências culturais da comunidade, tendo a permanência da obra como guia. A residência oferecerá recursos para a execução do trabalho, transporte (de Belo Horizonte ou Juiz de Fora), alimentação, hospedagem e um cachê.


Fonte: instagram @carabinacultural / https://www.instagram.com/p/CMzcFd6JdVD/


A Associação Carabina Cultural atua desde 2014 com o projeto Sarandira Criativa, que possui várias frentes para trazer à cidade propostas de crescimento artístico, promover atividades de formação e desenvolver planos para atrair recursos para a região, como o turismo de base comunitária. Os projetos buscam o resgate cultural para fortificar a autonomia e a identidade da região.

O Instituto Amado, em 2017, havia lançado um edital para a seleção de vilarejos com até dois mil habitantes para participar da intervenção artística de um grupo de artistas muralistas. Sarandira foi a primeira comunidade a ser contemplada com a proposta e, deste encontro, surgiu o Ciclo de Residências Sarandira. O Ciclo é um conjunto de três residências artístico-culturais entre os anos 2020 e 2021, sendo estas: Residência em “Utilitários Lúdicos Públicos e Paisagismo Afetivo”, Residência de “Esculturas Públicas e Arte na Terra” e um programa de “Desenvolvimento do Artesanato Criativo”. A chamada atual é a da segunda proposta, numa tradução do movimento artístico Land Art.


Fonte: https://www.carabinacultural.com.br/sarandira-criativa?lightbox=dataItem-k6dy1s0a


Fonte: https://www.carabinacultural.com.br/sarandira-criativa?lightbox=dataItem-k6dy1s0b



Para acessar todos os projetos que foram e estão sendo desenvolvidos na comunidade, o link de inscrição e a proposta, acesse o site da Carabina Cultural!

https://www.carabinacultural.com.br/sarandira-criativa

Deixamos aqui também, as redes sociais dos programas vinculados à residência e possíveis informações complementares:

Instagram: @carabinacultural / @quartoamado
Facebook: https://www.facebook.com/sarandiracriativa/ https://www.facebook.com/CarabinaCultural




Deixe uma resposta