Como a arte sobrevive na pandemia

A pandemia da Covid-19 atingiu profundamente o mercado artístico brasileiro. Com a necessidade do distanciamento social, os teatros, os cinemas e os museus foram deixados vazios. Nesse contexto, muitos artistas se encontram sem renda e sem previsão de volta.

 E a crise não excluiu famosos, como Camila Mardila do filme “Que horas ela volta”, que apesar da carreira de sucesso, nessa quarentena, para completar a renda, recorreu  a vender massa fresca por encomenda. Já o Cinema Belas Artes de Belo Horizonte teve que fazer uma vaquinha online para não fechar durante a pandemia. E muitos músicos optaram pelas chamadas “rubricas de shows” online para se manter.

 Umas das razões para tamanha crise é que, segundo o IBGE, 73,2% dos trabalhadores do meio cultural são autônomos. Isso significa que não existe um amparo trabalhista para esses profissionais, já que não possuem um contrato fixo. Assim, sem o público, esses artistas ficam completamente vulneráveis.

 Mas, como você pode ajudar?

Bom, existem várias maneiras. A doação é uma delas, mas a maneira mais fácil e eficaz de apoiar a arte é consumi-la.

Que tal dar uma olhada nas lives de músicos pouco conhecidos, ao invés de ficar só nos canais de grande porte? Outra forma é acompanhar o trabalho de artistas nas redes sociais, pois ainda que você não forneça nenhum recurso financeiro você pode oferecer divulgação e visibilidade. Se gosta de um artista divulgue com seus amigos e família, afinal, nesse momento o apoio mútuo é essencial.

Segue abaixo alguns artistas para você conhecer um pouco mais.

Pequeno Cidadão

Capa do álbum Pequeno Cidadão (2009)

Uma banda que traz um rock dançante para crianças. Apresenta tom narrativo que lembra Legião Urbana, mas é alegre e infantil. Adultos também vão curtir, pois é uma ótima opção para quem quer música boa para relaxar. Você pode ter acesso a suas canções no youtube ou nas plataformas de streaming como Deezer e Spotify.

Niki Nomura

Artista plástico que traz composições geométricas, Nomura nasceu em Yokohama no Japão mas atualmente reside em São Paulo. É extremamente versátil, produz pinturas com spray, esculturas com metais e vidro, entre outros. Vale a pena conferir seu site https://www.nikinomura.com.br/

Centro Cultural Grajaú

A organização localizada em São Paulo capital está realizando vários eventos online durante a pandemia gratuitamente. Você pode acessar a página no Facebook para assistir peças, seminários, e muito mais. 

Segue o link: https://m.facebook.com/centroculturalgrajau/

Renato de Paula

Fotógrafo documental de famílias que emociona com a sensibilidade de suas obras. Traz para o público a leveza da infância e importância da conexão familiar. Além disso, dá dicas sobre fotografia para iniciantes em sua página no instagram e cursos em seu site.

Visite o site:

Existe muito mais gente fazendo arte para você conhecer, mas esses foram alguns que separamos. 

Esperamos que tenham gostado, e se você conhece algum artista ou você mesmo é artista coloca aqui nos comentários para a gente conhecer e, quem sabe, compartilhamos em um futuro post.

Deixe uma resposta