Ricardo Santos Chavier, mais conhecido como Ras Charlles, é um oleiro e ceramista de 45 anos, atuante em Juiz de Fora. Conheceu o trabalho com a argila em 2013 por meio de uma senhora chamada Dona Zilda. Ela fabricava filtros de barro e foi responsável por iniciar Ras no ofício. O artista passou então a fazer trabalhos com argila de maneira despretensiosa, sem muitas ferramentas ou equipamentos profissionais.

Foi no ano de 2015 que seu trabalho deu uma guinada: Ras conheceu a ceramista Adriana Lopes, responsável por inseri-lo no mundo da cerâmica e por incentivá-lo a ter um olhar mais artístico sobre o ofício. Ele começou a trabalhar no atelier da Adriana e desenvolveu sua formação com a artista, aprendendo mais sobre os processos envolvidos no trabalho com a argila, como a sua origem, a queima, os seus processos químicos e os esmaltes utilizados como pigmento.

Outro marco em sua trajetória foi o encontro com o oleiro Orlando de Oliveira, que ampliou sua visão sobre o ofício. Ras passou a trazer o olhar da ancestralidade sobre o seu trabalho, realizando pesquisas mais aprofundadas sobre o assunto. Para o artista, ancestral é o que foi, o que é e o que ainda será. Ele acredita que reconhecer o que é ancestralidade permite ao artista saber de onde veio e como chegou até aqui. “Como homem preto e pai, tento chegar o mais próximo de minha ancestralidade por meio de trabalhos do cotidiano, tomando de volta todo legado filosófico, social e político”, ele diz. Essa busca representa para ele um despertar sobre si, entendendo-se como um africano em diáspora. Seus trabalhos representam sua ancestralidade em ação.

Atualmente Ras trabalha no atelier da Adriana Lopes, mas também desenvolve seu trabalho autoral. Ele conta com a ajuda de amigos para produzir, pois ainda não possui todas as ferramentas necessárias. O artesão considera estar no início de sua jornada, mas já faz planos para o futuro: ele deseja montar um atelier, onde também pretende estruturar uma escola para ensinar o ofício para outras pessoas.



Os trabalhos do artista podem ser vistos em suas redes sociais:

https://www.instagram.com/casadeausar/


Fotos do acervo pessoal de Ras.