O corpo que reflete e registra a casa: apontamentos sobre as obras de Brígida Baltar e de Laura Berbert

Abrigo (1996), Brígida Baltar. Disponível aqui.

Nós registramos o mundo a todo instante, ainda que sem perceber. Para nos localizarmos nos espaços, capturamos impressões sobre o nosso entorno, guardando-as no corpo e na cabeça. 

Assim como também imprimimos nossas percepções no mundo a cada ação, num movimento interno-externo-interno e vice-versa. 

Abrigo (1996), Brígida Baltar. Disponível aqui.

Respirar, andar, escrever, comer. 

Tudo isso é vestígio da nossa presença. Nossas movimentações marcam o mundo e este também nos marca. Em Abrigo (1996), a artista Brígida Baltar escava a própria silhueta na parede de sua casa, tornando possível a ocupação do espaço criado. 

Como desdobramento dessa primeira ação, a artista carioca utiliza os tijolos que foram retirados da tal parede em outras obras – seja em esculturas ou em desenhos feitos com o pó dos tijolos. Em 2018, Brígida Baltar apresenta a obra Chão, na qual utiliza o pó coletado ainda na década de 90 e o conforma novamente no aspecto de pequenos tijolos moldados. 

Chão (2018), Brígida Baltar. Disponível aqui.

Por meio deste exercício experimental a artista nos mostra que o meio pode ser transformado em material e, neste caso específico, torna-se portátil, criando rastros que se expandem e perduram no tempo. Ao utilizar o espaço da casa como substância para o trabalho, Brígida movimenta a materialidade que até então era fixa, fazendo com que novas camadas de sentido sejam aderidas àquele lugar, bem como nos faz questionar a respeito do próprio fazer artístico, pois, em uma movimentação quase arqueológica ela encontra o elemento para o trabalho. 

Uma outra perspectiva de relação do corpo com o espaço é encontrada no livro de artista “Topometrias ou Livro das Intercorrências” (2013), de Laura Berbert. A artista se coloca no espaço da casa como quem analisa um relevo e utiliza um comum livro ata para efetuar o registro topográfico que propõe. 

Print da página do livro de artista “Topometrias ou Livro das Intercorrências” (2013), de Laura Berbert

O livro é composto por fotografias analógicas da própria casa e reflexões escritas a lápis, sendo entendido como relevante os cantos até então pouco considerados, tais como por cima do chuveiro e por baixo da geladeira. Em um determinado ponto, Laura escreve: “E que o outro me conheça também por este relevo que não sou eu. Ser cada fresta, cada quina e abertura (…) Sentir em cada milímetro de pele e reboco. As portas como convite, pelo o que a casa é quando se abre”, mostrando um viés pelo qual a casa acaba por revelar sobre quem a habita, sendo feita mais uma observação minuciosa do que uma interferência efetiva. 

 Print da página do livro de artista “Topometrias ou Livro das Intercorrências” (2013), de Laura Berbert

Ambas as artistas, ainda que por métodos e abordagens diferentes, trazem à tona um tema similar, dando indícios de que transformar o meio em material de registro pode ser uma prática artística interessante para elaborarmos nossas impressões no mundo e com o mundo. 

Nas obras de Brígida Baltar há a presença da artista elaborando novas formas para aquilo que era substancial da casa, e com isso se coloca no centro do processo. Já no livro de Laura Berbert o trabalho artístico se dá pelo registro e pela reflexão sobre a casa, a analisar o relevo escolhido e, através dos apontamentos do espaço, suscitar questões sobre si mesma. 

Assim vamos vivendo e buscando significados naquilo que está ao nosso redor. Conhecendo a obra dessas duas artistas, seria possível pensarmos sobre o que o espaço que habitamos tem a nos dizer? E o contrário, o que temos a revelar para esse lugar? 

Texto por Maria Rosa Lima

Fontes Utilizadas

Site da Galeria que representa Brígida Baltar: https://nararoesler.art/artists/34-brigida-baltar/

Porfólio da Brígida Baltar: https://nararoesler.art/usr/library/documents/main/34/portfolio-gnr-bri-gida-baltar-web.pdf

Site da Laura Bebert: https://cargocollective.com/lauraberbert/bio

Site que disponibiliza o livro citado: https://issuu.com/lauraberbert/docs/topometrias_lb

Links Importantes

Site da Galeria que representa Brígida Baltar: https://nararoesler.art/artists/34-brigida-baltar/

Site da Laura Bebert: https://cargocollective.com/lauraberbert/bio

Site que disponibiliza o livro citado: https://issuu.com/lauraberbert/docs/topometrias_lb 

Instagram da Laura Berbert: https://www.instagram.com/lauraberbert

Leave a Reply