Exposição na cinemateca do MAM/RJ homenageia importante cinegrafista brasileira

 

Pôster do longa “Um dia com Jerusa” (2020)

Do dia 2 de Julho até o dia 5 de agosto a Cinemateca do MAM/RJ vai proporcionar uma experiência maravilhosa a todos os amantes de cinema. A instituição está  disponibilizando gratuitamente todas as produções de Viviane Ferreira em seu canal oficial!

Viviane Ferreira na APAN – Associação dxs Profissionais do Audiovisual Negro

Nascida na periferia de Salvador, Viviane é uma importante cineasta brasileira, sendo a segunda mulher negra no país a dirigir um longa-metragem. 

Começando sua carreira no fim dos anos 90, a cineasta busca, por meio de suas produções, passar suas vivências e pautas pelas quais luta, como a representatividade e o movimento femininsta negro. Enquanto integrante do Ceafro (organização de mulheres negras em Salvador),ela participou do Coletivo da Juventude, foi educadora e presidenta, até o ano de 2017, da Associação Mulheres de Odun, organização de mulheres negras feministas.

Viviane Ferreira na 23° Mostra de Cinema de Tiradentes em Janeiro de 2020

Em 19 de fevereiro deste ano, o secretário de cultura de São Paulo revelou que ela será a nova diretora da Spcine, empresa municipal do setor de audiovisual na cidade. Além de ter participado do comitê do Oscar 2021 para escolher o representante brasileiro que integrará o júri deste ano. 

Sua presença no meio cinematográfico é fundamental para dar voz e ampliar as narrativas de um em um contexto repleto de homens brancos. Seus filmes são intimistas e ao mesmo tempo um choque de realidade. Por isso é de extrema importância aproveitarmos e divulgarmos ao máximo eventos como esse!

Cena do longa “Um dia com Jerusa” (2020), com Léa Garcia como Jerusa

As sessões de sua exposição na cinemateca do MAM/RJ estão divididas em cinco partes, organizadas de forma cronológica, a fim de recriar a trajetória da cineasta e deste modo permitir que os telespectadores acompanhem os caminhos que ela idealizou em suas obras. 

Além das exibições, no dia 16 de julho às 16h no canal no MAM Rio no youtube e no facebook, haverá uma live com Viviane Ferreira e Izabel Melo, professora da Universidade do Estado da Bahia. Um evento excepcional para aqueles que quiserem se aprofundar ainda mais nos debates propostos pela cineasta. 

TEXTO POR: Vitória Nery

Instagram da cineasta:  https://www.instagram.com/aquatuny/

Link para Cinemateca do MAM: https://vimeo.com/channels/cinematecadomam

Canal do MAM no Youtube: https://www.youtube.com/user/MAMriodejaneiro

Fontes:

https://www.cartacapital.com.br/diversidade/viviane-ferreira-a-segunda-negra-a-dirigir-um-longa-no-brasil/

https://revistaglamour.globo.com/Lifestyle/Cultura/noticia/2021/07/cinemateca-do-mam-celebra-producao-audiovisual-de-viviane-ferreira.html

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/02/19/vivian-ferreira-da-associacao-do-audiovisual-negro-substitui-lais-bodanzky-na-presidencia-da-spcine.ghtml

Leave a Reply