O grafite em Belo Horizonte

Caminhar pelas ruas observando detalhadamente as casas, prédios e muros nos leva a ver muitos grafites. Esta linguagem artística tem ganhado cada vez mais reconhecimento, sendo, por vezes, percebida como um símbolo de resistência, expressão e militância política. Em Belo Horizonte o grafite foi de indesejado, a requerido como elemento visual em prédios privados e públicos. 

Vamos conhecer alguns grafiteiros que tem se destacado no cenário artístico da capital mineira?

Priscila Amoni

Mestre em pintura pela faculdade de Belas Artes de Lisboa traz retratos de corpos femininos com muita cor e sinuosidade. Entre suas obras mais famosas está “Lótus”, uma homenagem às vítimas dos crimes da Vale em Mariana e Brumadinho localizada na Av. Nossa Senhora de Fátima em Belo Horizonte.

Instagram: @priscilaamoni

Portfólio: https://cura.art/portfolio/priscila-amoni/

Foto disponível no portfólio da artista

Criola 

Tainá Lima, ou Criola, é formada em Design pela UFMG e é uma das maiores artistas urbanas do Brasil. Ela traz em suas artes a ancestralidade e a representatividade, com cores vibrantes e símbolos da resistência negra. Um de seus trabalhos mais conhecidos é “De onde eu vim”, localizado na zona leste de BH.

Instagram: @criola___

Site: https://projetocuradoria.com/criola/

Foto disponível no Instagram da artista

Maria Raquel Bolinho 

A artista alegra a cidade de Belo Horizonte com seu personagem Bolinho, que tem um tom divertido e descontraído. Seu estilo remete um pouco a animação infantil e HQs. Uma das artistas com mais obras pela cidade.

Instagram: @raquelbolinho

Site: https://www.querobolinho.com.br/quemeobolinho

Foto disponível em https://followthecolours.com.br/art-attack/bolinho-maria-raquel/

Zé D Nilson

Autor de lindos murais cheios de textura. Trouxe do seu ofício de pedreiro seu instrumento de trabalho, a espátula, com a qual compõe suas obras. Tem um estilo divertido, com muita cor e engajamento político. 

Instagram: @zednilson

Foto disponível no Instagram do artista

E você, repara nos grafites da sua cidade? Deixe aqui nos comentários um grafiteiro que você gosta para a gente conhecer!

Foto de capa de Priscila Amoni disponível em https://cura.art/portfolio/priscila-amoni/

Leave a Reply