Danças urbanas no palco: Cia Fusion de Danças Urbanas

Espetáculo ‘Quando Efé’. Fotos por Fernanda Abdo.



A Cia Fusion de Danças Urbanas é uma companhia que tem como foco desenvolver trabalhos para o palco a partir das danças urbanas. A companhia foi criada em 2002 na periferia de Belo Horizonte (MG) por um grupo de amigos que gostava de dançar juntos. Aos poucos, o que era apenas um hobby foi se tornando profissão, ao mesmo tempo em que o interesse pela pesquisa, discussão e divulgação de todos os aspectos da dança de rua cresceu.

O grupo tem a cultura de rua como foco de estudos. Além de estar imerso nesse meio, eles procuram realizar ações que divulguem essa cultura e a levem para locais onde ela não costuma estar. A companhia também realiza um movimento de aproximar a cultura de rua de conceitos variados e de outras artes, de modo a mostrar o valor artístico que possui.

Espetáculos ‘Meraki’, ‘Matéria Prima’ e ‘Pai contra Mãe’. Fotos por Fernando Abdo e Pablo Bernardo.




Até hoje a Cia Fusion já apresentou sete espetáculos. O primeiro deles, “Som”, estreou em 2009 e buscava questionar a forma como a música era tradicionalmente utilizada pelos praticantes de danças urbanas. Desde então, todos os espetáculos da companhia refletem sobre os paradigmas que rondam as danças urbanas, seja reforçando esses conceitos, seja quebrando-os e construindo novas possibilidades. A Cia. Fusion busca, assim, fazer jus às inúmeras possibilidades artísticas das danças urbanas, sendo fiel a sua origem, mas sem nunca abrir mão da liberdade criativa.

Para que você possa conhecer mais sobre o trabalho da Cia Fusion, separamos esse vídeo-manifesto feito a partir do seu espetáculo “Pai contra Mãe”, em que a companhia traz reflexões sobre a negritude, cultura e violência sob o povo preto.





Se quiser conhecer mais sobre o trabalho da Cia Fusion de Danças Urbanas, acesse os links abaixo:

https://www.ciafusion.com/

https://www.instagram.com/ciafusion_dedancasurbanas/

www.facebook.com/ciafusion

Leave a Reply