O Programa Arte em Trânsito é composto pelo percurso ampliado das ações do Projeto, criado em 2011 pelas professoras de Artes Visuais do CAp. João XXIII/UFJF, Dra. Andréa Senra Coutinho e Dra. Renata Oliveira Caetano. Parte-se do princípio de fazer transitar a reflexão e a produção no território da arte em suas diversas modalidades e em entrecruzamentos com outras áreas do saber.
No decorrer desses anos, as atividades que inicialmente giravam em torno da produção dos professores do CAp. João XXIII e de artistas locais foram se expandindo para um alcance nacional, contando também com colaborações internacionais. O fato de alcançar um quantitativo maior de pessoas e diferentes espaços geográficos, sinalizou a necessidade de direcionar o olhar atento para outros saberes e fazeres que estão nos entre-lugares nos quais as artes são ativadas ainda que sem visibilidade. Nesta perspectiva, a proposta que aqui se apresenta é de que o Programa gere novos trânsitos, em um diálogo entre saberes artístico-culturais populares, comunitários e acadêmicos.
Com o processo de aposentadoria da professora Dra. Andréa Senra Coutinho (ocorrido em junho de 2021), a coordenação do Programa passou a ser realizada pela professora de Artes Visuais Dra. Renata Oliveira Caetano e pelo professor de Música Dr. Pedro Dutra.
Pretende-se desenvolver uma série de atividades de investigação, ações de campo, trocas de saberes e estabelecimento de zonas de contato. Nesse sentido, as ações do Programa se articulam em torno de quatro dispositivos integrados, a saber:
1. Artístico ;
2. de Formação;
3. de Comunicação;
4. de Pesquisa.
Todos os núcleos visam atender tanto aos discentes, docentes e funcionários do próprio CAp., quanto a professores de outras instituições de ensino, pesquisadores, artistas da comunidade e demais interessados, criando uma rede de intercâmbios, parcerias e construções de sentidos nos campos da cultura, da arte e da educação. O local inicial de nossas ações é o próprio Colégio de Aplicação, mas o trânsito externo das atividades vai acontecer mediante convites ou ao estabelecimento de parcerias com outras instituições.
Dessa forma, é possível afirmar que Arte em Trânsito vem cumprindo um papel importante nas áreas da educação, da arte e da cultura estabelecendo diálogos instigantes entre vários setores e promovendo o conhecimento artístico e cultural de forma inovadora.
Realização:
Parabéns pelo projeto, muito importante pra capacitar os nossos profrssores.
Em especial a Dra. Andréa Senra Coutinho, pela sua capacidade e paixão de transmitir seus conhecimentos.
Que esse projeto seja expandido pra todo p Brasil.