Atividades de abril

Durante o mês de abril, ocorreu a exposição ” A Fake Makeup da miscigenação”, do artista e produtor cultural Noah Mancini; apresentando como desdobramentos da ocupação na Galeria Edson Pável Bastos, entre os dias 01/04 a 17/04 . A proposta tinha como dispositivo a reinterpretação imagética do lugar da mulher negra na sociedade. Mancini retira de revistas antigas de moda e história, imagens de modelos, socialites, e da elite culturalmente exibida como padrão de beleza; substituindo-as por corpos negros; e reinterpretando-as a partir da aquarela.

Exposição “A Fake Makeup da miscigenação”

O processo de construção e desconstrução da imagem cria novas possibilidades, leituras, e simbolismos; em um exercício de formação de um imaginário visual, embebido na diversidade negra. A recondução dos corpos, apresenta-se como deslocamento político; uma ação atrelada a construção histórica e social brasileira; temática esta que se desdobrou em atividades teórico/ práticas com os alunos intercambistas da Dinamarca, e com duas turmas do EJA.

Nas oficinas foram realizadas uma conversa a partir do processo criativo do artista e das considerações do público, dialogando de maneira distinta com as trocas construídas nos encontros. As atividades com os Dinamarqueses desdobraram-se em dois dias, onde surgiram questionamentos a partir das diferentes noções de construção identitária, no qual o contraste das vivências impulsionou o debate durante a mediação. Já com as turmas do EJA, em uma conversa aberta com o artista , as semelhanças com o tema proporcionaram uma troca de experiências e identificação do artista com o público.

.

Oficina Teórico/ prática realizada com os alunos dinamarqueses nos dias 12 e 15 de Abril

A exposição teve seu encerramento no dia 17 de abril (quarta- feira), porém as obras realizadas como resultado das oficinas ainda encontram-se em exposição até a primeira semana de maio.

Deixe uma resposta