Jean-Michel Basquiat ganha exposição no CCBB

O ano de 2018 começou. Com ele, a visibilidade e representação artística da população negra caminha em passos cada vez mais largos. O lançamento do filme Pantera Negra e a exposição de Jean-Michel Basquiat no Brasil são exemplos de atividades que já estão acontecendo este ano. 

Conhecido por ser referência em arte urbana, Jean-Michel Basquiat  (1960-1988) vivia na rua, grafitando e vendendo cartões pintados por ele até ser reconhecido pelo pintor pop Andy Warhol. Em seguida, ganhou popularidade como neo-expressionista, utilizando cores fortes, pinceladas de rostos e corpos esqueletais e abordando também questões raciais, como por exemplo ”Defacement (The Death of Michael Stewart)”, obra em que registrou um grafiteiro negro espancado por policiais de Nova York até a morte. O pintor norte-americano de ascendência afro-caribenha tem obras avaliadas em até US$ 110,5 milhões de dólares e é autor de pinturas icônicas. As obras de sua autoria e algumas em parceria com Andy Warhol, somados  80 trabalhos em sua primeira grande retrospectiva, já estão em exibição no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo. Entre os trabalhos estão pinturas, desenhos, gravuras e cerâmicas.

 

Defacement (The Death of Michael Stewart),  Jean-Michel Basquiat

 

                                  

                Untitled (Fallen Angel),  Jean-Michel Basquiat         Andy Warhol, Jean-Michel Basquiat, 1982

A exposição em São Paulo vai até dia 07 de abril. A mostra segue, com entrada gratuita, para as unidades do CCBB em Belo Horizonte, no Rio e no Distrito Federal.

Acesse o site www.eventim.com.br ou app Eventim (Android ou IOS) para agendar sua visita à exposição e evitar filas. 😀 

Fonte: 
vogue.globo.com
culturabancodobrasil.com.br
revistamarieclaire.globo.com
blogdaarquitetura.com
geledes.org.br/tag/jean-michel-basquiat

Deixe uma resposta