Mesa Relatos de Experiência: Diálogos Docentes: Artes Cênicas

MESA 3 – RELATOS DE EXPERIÊNCIA – 22 DE SETEMBRO


MONTAGENS TEATRAIS NA ESCOLA – ADAPTAÇÕES E CRIAÇÕES COLETIVAS

AUTORA: Nara Micaela Wedekin

RESUMO:

O presente relato de experiência vem discorrer sobre diferentes processos de criação coletiva em teatro com o objetivo de apresentações teatrais no ambiente escolar. O trabalho trata das metodologias usadas para a criação do espetáculo teatral a partir de diferentes estímulos iniciais. A adaptação nesse processo se dá através da criação teatral a partir de improvisações que têm o texto ( ou os textos) original como ponto de partida. O texto (ou textos) pré- escolhidos são, investigados numa primeira etapa do trabalho. Aqui, o texto original é transformado nas unidades básicas de improvisação teatral apontadas por Viola Spolin( quem, o que, quando) As unidades de tempo, espaço e ação são investigadas na prática pelos alunos. É partir desse improviso inicial que as adaptações do texto original começam a ser vislumbradas. A metodologia do drama na educação, trazida ao Brasil por Biange Cabral é utilizada para a investigação do contexto em que a trama da peça se passa. Um outro aspecto interessante do processo de montagem teatral na escola é que ele pode englobar diferentes e diversos interesses dos alunos da turma trabalhada. Pode-se dividir a turma por interesses: o grupo dos atores atuará na montagem do espetáculo, o grupo do figurino realizará a concepção, compra e até mesmo, se possível, a confecção dos mesmos. O grupo do cenário cria, escolhe e viabiliza o cenário da peça. A maquiagem e cabelo cuida desses aspectos. Há ainda o grupo da divulgação que pode criar um blog da montagem e ainda fica com a responsabilidade de criar o cartaz do espetáculo. Há ainda grupos da iluminação e da sonoplastia, que têm pesquisas e estudos específicos para fazer em relação ao espetáculo. As montagem podem ser apresentadas em diferentes espaços teatrais, mas sempre têm um público-alvo muito definido: a própria comunidade escolar. Os passos para a realização das montagens teatrais na escola serão também analisados no presente trabalho.


TRIPUDIUM: DANÇA, VÍDEO, EXPERIMENTOS E A ESCOLA

AUTORA: Elizabeth Scaldaferri

RESUMO: 

A proposta de desenvolvimento para as aulas de dança na Escola Municipal Doutor Antonino Lessa/Juiz de Fora/Minas Gerais, em 2015, culminou em um trabalho cênico/performático denominado TRIPUDIUM. O processo de trabalho desenvolvido com cerca de vinte alunos, todos do sexo masculino, matriculados no Ensino Fundamental I, contou com dois momentos distintos de criação e pesquisa. No primeiro momento a criação de um vídeo/dança e no segundo momento a utilização do mesmo na construção da performance cênica. O presente trabalho tem o objetivo relatar e discutir este processo de criação em dança dentro da escola e seus desdobramentos tanto dentro quanto fora d a instituição. A hipótese é que a interação das linguagens artísticas – teatro, vídeo, fotografia, artes visuais, performance – junto à criação em dança pode ser um caminho para um novo olhar da dança na escola, que diverge do pensamento/ensino “tradicional” de dança utilizado na maioria das escolas da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora. A pesquisa se fundamenta nas discussões sobre a utilização de novas tecnologias na dança de Ivani Santana (2002) e nos estudos sobre a intermidialidade de Clüver (2007). Palavras-chave: ARTE. DANÇA. VÍDEO. EDUCAÇÃO BÁSICA.


DESCOBRIR-SE CORPO: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA DANÇA CONTEMPORÂNEA NA ESCOLA

AUTORA: Isabela Carletti

RESUMO:

O pensamento contemporâneo de arte permite ao professor desenvolver as inúmeras potencialidades presentes em cada um dos distintos corpos por ele trabalhado em sala de aula. A formação continuada dos artistas-educadores pode ser um importante caminho a ser trilhado nessa busca pelo aperfeiçoamento da qualidade do trabalho realizado com os alunos. Coadunando com estes pressupostos, o presente artigo aborda a experiência no Centro de Educação de Jovens e Adultos Dr. Geraldo Moutinho –MG, e traz uma reflexão sobre a importância do ensino da arte contemporânea nas escolas. Palavras-chave: dança na escola; arte contemporânea; corpomídia.

 

 

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