Henrique Oliveira

O artista visual é nascido no estado de São Paulo onde atualmente vive e trabalha. É Graduado e Pós-graduado na Escola de Comunicações e Artes da USP. Realizou exposições em diversas partes do Brasil e em países como Áustria, França, Estados Unidos, México, entre outras.

Seus gigantescos objetos nos cativam pela brutalidade visceral das forças entrepostas em magnífico jogo onde as formas parecem vivas e nos convidam a um maravilhoso passeio pelo mundo do imaginário levando-nos a refletir sobre vários aspectos da obra e da vida.

Além da escultura o artista também trabalha com a pintura em composições coloridas e cheias de vida e expressão. Podemos ver vários momentos onde estas duas vertentes do artista conversam formando turbilhões de massas e cor nos convidando a entrar nessa dança maestral.

Seu material mais recorrente é o tapume “[…] material utilizado nas cercas de compensados que delimitam as construções em execução nas ruas de cidades no Brasil. Esses objetos de tapar, como na pintura moderna, sem ilusão de profundidade, e a seguir pintada de uma forma meio aquosa, sem maior preocupação formal e sim contendo uma força muito grande em seus movimentos arrancados, “rasgados”. Orgânicos, verdadeiros tsunami sempre, pela quase vertigem de suas ambientações. É a fase elaborada com restos, dejetos catados, buscados, encontrados e montados em suas instalações.” (Aracy Amaral).




Conheça mais sobre o artista visitando seu site:                                                                  http://www.henriqueoliveira.com/

 

 

 

 

Deixe uma resposta