A Residência Docente está vinculada a Pró-Reitoria de Graduação, e se alinha ao Projeto Pedagógico Institucional das Licenciaturas da Universidade Federal de Juiz de Fora, com o objetivo de aprimorar a formação de professores da Educação Básica, oferecendo um programa de formação continuada, por meio de uma Especialização, assim como possibilita o desenvolvimento de competências docentes in loco, complementando o aprendizado recebido na Instituição de Ensino Superior de origem com a vivência no ambiente escolar.
O Colégio de Aplicação é parte importante dessa iniciativa oferecendo-se como campo para o exercício da co-docência exercida entre Residentes Docentes e professores coordenadores que atuam na instituição.
Nesse sentido, as áreas de Artes Visuais e Música foram contempladas com duas Residentes em 2019 e uma em 2020, que trabalham sob a orientação dos professores Pedro Dutra e Renata Caetano. Consequentemente, um dos locais de atuação dessas Residentes é o Programa Arte em Trânsito.