Espetáculo “Por um Fio” da Escola Municipal União da Betânia é finalista do “Prêmio Arte na Escola Cidadã”

Imagem/Divulgação

O espetáculo “Por um Fio” realizado pela Escola Municipal União da Betânia recebeu menção honrosa no prêmio “Arte Escola Cidadã”! O projeto foi coordenado pelo professor de dança Herbert Hischter e contou com a importante participação dos alunos do ensino fundamental e suas famílias. O vídeo gravado abordou diversos temas e teve mais de uma hora de duração.

A conversa com os estudantes era fundamental, pois mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, todos se esforçavam para criar uma proposta artística, a partir de questionamentos feitos pelo professor sobre a nova vivência destes alunos. Dentro deste contexto, uma comunicação mais digital foi surgindo, agora com as crianças mais conectadas como nunca.

A ideia começou a ser desenvolvida com base neste cenário, e a partir de provocações e conversas que eram feitas junto com o professor, ainda online: “Eu mandava áudios para eles, proposição artísticas onde eles me devolviam por meio de áudio, texto, imagens”. Com o retorno gradual das aulas presenciais, eles se encontravam de 15 em 15 dias, mas de forma separada. “De hora em hora eu estava com algum aluno”, diz ele.

Algo interessante que aconteceu durante o desenrolar das aulas é que ex-alunos, irmãos de alunos e as famílias também quiseram participar e foram ajudando na atividade. “É extremamente importante a arte na escola, é o único polo de cultura, pelo menos na região onde trabalho, na Betânia”. Nos conta o Herbert. O trabalho se torna muito autêntico porque o professor dá a liberdade para os alunos.

O professor nos conta que é tradição da escola um espetáculo no final do ano, há mais de 10 anos. É um espaço de arte da periferia para a periferia. Mesmo durante a pandemia, o professor não queria quebrar o vínculo com os alunos. O nome “Por um fio” veio para representar o momento que vivíamos desde 2020, ou seja, conectados por fios de internet, mas também cercados pelo sentimento negativo de estar à beira de desistir, as incertezas, e a constante aflição provocada pelo isolamento.

De acordo com o Instituto Arte na Escola, o prêmio tem a missão de incentivar esses professores, dando visibilidade para projetos que guardam em si a potência de transformar alunos, cidadãos e comunidades.

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