Materiais pedagógicos na pandemia

Nós sabemos como o contexto pandêmico se configurou como um grande desafio para os profissionais das mais distintas áreas. Do dia para a noite todos vimos nossas realidades transformadas. Os educadores enfrentam muitas dificuldades, pois nem sempre é possível transpor a experiência do ensino presencial para os meios digitais. Já as famílias se veem com as suas crianças o tempo todo em casa, sem a estrutura de suas atividades externas e rotineiras

Levando em conta essa situação, trazemos hoje a sugestão de materiais pedagógicos desenvolvidos por duas instituições de Belo Horizonte: a Casa Fiat e o Palácio das Artes. Trata-se de um rico conteúdo artístico/pedagógico, que pode ser usado tanto pelas escolas quanto por pessoas interessadas no campo da arte. Vamos conferir?

Casa Fiat 

Denominado Espaço do Professor e da Professora, oferece cadernos educativos, vídeos e minicursos no campo artístico, que  explanam sobre Arte Contemporânea, Aquarela, Fotografia e Quadrinhos com uma linguagem fácil e acessível. Também traz percursos virtuais, dicas de museus que oferecem tours onlines e outros que disponibilizaram seu catálogo digital gratuitamente. Ideal para educadores que queiram se aprimorar na temática.

Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes)

Proposta dividida em quatro mecanismos. O primeiro é um blog que discute arte em suas diferentes linguagens: cinema, pintura, fotografia, entre outras; O segundo é também um blog que se concentra em discutir como algo é considerado um objeto artístico; A terceira ferramenta denominada Cineminha On-line, oferece indicações de curtas infantis disponíveis na internet; Por fim, o quarto mecanismo consiste em instruções para atividades interdisciplinares para serem feitas em família.

Vale a pena conferir as propostas desenvolvidas por estes Centros Culturais! 

Link para Casa Fiat: http://www.casafiat.com.br/?p=6565

Link para Educativo Palácio das Artes: http://fcs.mg.gov.br/projeto-educativofcs

**Imagem do Site da Fundação Clóvis Salgado

Leave a Reply