A pandemia da Covid-19 atingiu profundamente o mercado artístico brasileiro. Com a necessidade do distanciamento social, os teatros, os cinemas e os museus foram deixados vazios. Nesse contexto, muitos artistas se encontram sem renda e sem previsão de volta.
E a crise não excluiu famosos, como Camila Mardila do filme “Que horas ela volta”, que apesar da carreira de sucesso, nessa quarentena, para completar a renda, recorreu a vender massa fresca por encomenda. Já o Cinema Belas Artes de Belo Horizonte teve que fazer uma vaquinha online para não fechar durante a pandemia. E muitos músicos optaram pelas chamadas “rubricas de shows” online para se manter.
Umas das razões para tamanha crise é que, segundo o IBGE, 73,2% dos trabalhadores do meio cultural são autônomos. Isso significa que não existe um amparo trabalhista para esses profissionais, já que não possuem um contrato fixo. Assim, sem o público, esses artistas ficam completamente vulneráveis.
Mas, como você pode ajudar?
Bom, existem várias maneiras. A doação é uma delas, mas a maneira mais fácil e eficaz de apoiar a arte é consumi-la.
Que tal dar uma olhada nas lives de músicos pouco conhecidos, ao invés de ficar só nos canais de grande porte? Outra forma é acompanhar o trabalho de artistas nas redes sociais, pois ainda que você não forneça nenhum recurso financeiro você pode oferecer divulgação e visibilidade. Se gosta de um artista divulgue com seus amigos e família, afinal, nesse momento o apoio mútuo é essencial.
Segue abaixo alguns artistas para você conhecer um pouco mais.
Pequeno Cidadão
Uma banda que traz um rock dançante para crianças. Apresenta tom narrativo que lembra Legião Urbana, mas é alegre e infantil. Adultos também vão curtir, pois é uma ótima opção para quem quer música boa para relaxar. Você pode ter acesso a suas canções no youtube ou nas plataformas de streaming como Deezer e Spotify.
Niki Nomura
Artista plástico que traz composições geométricas, Nomura nasceu em Yokohama no Japão mas atualmente reside em São Paulo. É extremamente versátil, produz pinturas com spray, esculturas com metais e vidro, entre outros. Vale a pena conferir seu site https://www.nikinomura.com.br/
Centro Cultural Grajaú
A organização localizada em São Paulo capital está realizando vários eventos online durante a pandemia gratuitamente. Você pode acessar a página no Facebook para assistir peças, seminários, e muito mais.
Segue o link: https://m.facebook.com/centroculturalgrajau/
Renato de Paula
Fotógrafo documental de famílias que emociona com a sensibilidade de suas obras. Traz para o público a leveza da infância e importância da conexão familiar. Além disso, dá dicas sobre fotografia para iniciantes em sua página no instagram e cursos em seu site.
Visite o site:
Existe muito mais gente fazendo arte para você conhecer, mas esses foram alguns que separamos.
Esperamos que tenham gostado, e se você conhece algum artista ou você mesmo é artista coloca aqui nos comentários para a gente conhecer e, quem sabe, compartilhamos em um futuro post.