Quando falamos de produções artísticas, percebemos as fontes são as mais diversas. Hoje vamos queremos conversar uma manifestação cultural que é atravessada por questões da visualidade: a Festa dos Mortos, no México.
Na cultura brasileira, por influência do predominante catolicismo, o dia 2 de novembro é marcado como o Dia de Finados. Nele, é comum que famílias praticantes da religião visitem as sepulturas dos entes que já se faleceram e orem por eles.
Já redor do mundo há também outras diferentes formas de lidar com a morte. No México encontramos uma das mais famosas delas.
Todos os anos, entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, é celebrada a Festa dos Mortos, em que famílias e amigos se reúnem para comemorar a visita de seus antepassados à terra. Trazendo então um significado único para a morte, que é festejada ao invés de lamentada.
As cidades se enchem de altares coloridos, fantasias, comidas e bebidas típicas para os dias de celebração. As caveiras decoradas mexicanas, são símbolo dessa vivência, muito em parte por serem consideradas o lugar onde as memórias são guardadas.
Foto por Leandro Souza
Essa tradição antecede a chegada dos espanhóis nas Américas. Para alguns povos pré-colombianos, era comum conservar os crânios dos mortos para exibi-los como troféus durante dos rituais do Dia dos Mortos. E o destaque da festa era a Dama da Morte, deusa que teria inspirado a criação de La Catrina, a caveira símbolo do evento nos dias de hoje.
https://brasil.elpais.com/brasil/2017/10/23/album/1508747376_259296.html#fot o_gal_5 e https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/turismo/2016/10/30/interna_tu rismo,554824/dia-dos-mortos-e-comemorado-em-festa-cheia-de-alegria-no- mexico.shtml
No mundo cinematográfico, duas animações retrataram bem a beleza dessa festa:
Coco: Viva – A Vida É uma Festa (2017)
O filme produzido pela Pixar Animation conta a história de um garoto de 12 anos chamado Miguel Rivera que acidentalmente é transportado para o mundo dos mortos, onde procura pela ajuda de seu trisavô músico para que ele o leve de volta para a sua família no mundo dos vivos.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Coco_(filme)
Festa no céu (2014)
Animação produzida por Jorge R. Gutiérrez, onde o personagem Manolo é um jovem dividido entre atender às expectativas da família e seguir seu coração. Antes de escolher, ele embarca numa aventura por três mundos fantásticos: o dos Vivos, o dos Esquecidos e o dos Lembrados.