Atrelado a dois projetos de Iniciação Científica, o Programa Arte em Trânsito tem trabalhado a ideia de residência artística como um importante espaço de criação e formação, tanto para os artistas como para os estudantes.
As residências são, normalmente, ligadas a instituições culturais e/ou museológicas, que as realizam principalmente em espaços físicos, como casas, galerias e museus. Esses locais são disponibilizados para os artistas durante certo período de tempo. Ou então são feitas em lugares não institucionais, como comunidades e espaços urbanos.
Em ambos os casos, a experiência é transformada na criação de obras ou ações artísticas.
Ao propor uma ação dessas dentro do espaço escolar, como é o caso do CAp. João XXIII, o projeto visa vivenciar e analisar as relações estabelecidas no encontro de artistas e estudantes, o que pode surgir disso e qual o impacto causado na vida dos jovens.
Sendo assim, durante as próximas postagens, apresentaremos a vocês os trabalhos realizados pelos artistas que participaram de nossa Residência Artística. Ao final dessa sequencia de posts faremos uma live, com a nossa coordenadora Renata Caetano e a pesquisadora Bruna Tostes. Fiquem ligados nas nossas redes sociais para acompanhar tudo!
Redes sociais do Arte em Trânsito:
Facebook: https://www.facebook.com/arteemtransito
Instagram: https://www.instagram.com/arteemtransito