Entre os dias 15 e 18 de julho, a Universidade Estadual de Campinas recebeu a ANPEd Sudeste 2018. A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação teve como tema “Em defesa da educação pública, laica e gratuita: políticas e resistências” e foi a 13ª Reunião Científica Regional do Sudeste.
Para representar e refletir sobre as ações do MIRADA - Grupo de Estudo e Pesquisa em Visualidades, Interculturalidade e Formação Docente (Research Group in Visualities, Interculturality and Faculty Training) da Faculdade de Educação da UFJF e promovido em parceria no Colóquio Arte em Trânsito 2017, os professores Francione Oliveira e Olga Egas (FACED/UFJF) apresentaram no GT Educação e Arte, sobre “Trânsitos e Mediações da Arte na Escola: Quem conta o imperdível?”. Destaca-se, assim, a importância de diálogos e reflexões sobre o espaço que a arte ocupa nas escolas.
Para saber mais sobre o evento, acesso o site: http://www.anped.org.br/news/anped-sudeste-2018
Sobre o Colóquio Arte em Trânsito
O Colóquio Arte em Trânsito modificou sua estrutura e atualmente concentra em reflexões, ações e compartilhamentos que problematizem o impacto das múltiplas visualidades nos processos educativos e na formação do professor. O objetivo central do colóquio nesse novo formato será o diálogo e a troca de experiências entre diferentes gerações de professores, principalmente os da área de Arte e Pedagogia.
As atividades propostas para o Colóquio Arte em Trânsito 2017 dialogaram com as três linhas de pesquisa delineadas pelo MIRADA: Diálogos interculturais na arte e na educação; Arte na Pedagogia; múltiplas visualidades na (da) escola.
Foto: Francione Oliveira