Com apenas três anos de idade o artista londrino Yinka Shonibare mudou-se para a Nigéria. Voltou para Londres para estudar Belas Artes e atualmente vive e trabalha lá.
Tornou-se conhecido por sua exploração do colonialismo e pós-colonialismo no contexto contemporâneo de globalização, juntamente com as questões de raça e classe, através dos meios de pintura, escultura, fotografia e, mais recentemente, cinema e performance. Usando esta vasta gama de suportes, Shonibare examina, em especial, a construção da identidade e da inter-relação confusa entre a África e a Europa e suas respectivas histórias econômicas e políticas.Tendo-se descrito como um híbrido “pós-colonial”, Shonibare questiona o significado das definições culturais e nacionais.
Ele já expôs na Bienal de Veneza e internacionalmente nos principais museus em todo o mundo e foi indicado para o prêmio Turner em 2004.
Aqui está o seu instagram caso queira continuar acompanhando o trabalho do artista: http://iconosquare.com/shonibarestudio
E aqui algumas de suas obras:
fonte: http://www.yinkashonibarembe.com/home/