No dia 06 de novembro de 2014, de 8h às 15:30 será oferecida a oficina “Objetos sonoros e instrumentos não convencionais: criações e aplicações”. A proposta é realizar oficinas com duração de uma hora/aula, que serão ministradas por Adriana Miana (profª adjunto IV/ UNIRIO), Igor Siqueira e Marcos Silva (licenciatura em música/ UNIRIO).
As oficinas têm por objetivo desenvolver a percepção sonora através da construção de instrumentos. Para tanto, serão utilizados diversos materiais, como garrafas pet, lixas, canudos, entre outros, procurando dar uma utilização artística às sonoridades obtidas através da ressignificação desses objetos.
Além disso, os participantes terão a possibilidade de construir instrumentos não convencionais, membranofones e aerofones, utilizando-os para uma criação musical, podendo fazer uso também de alguns objetos sonoros.
Essas sonoridades serão utilizadas em diferentes contextos musicais, explorando e articulando as novas possibilidades sonoras desenvolvidas em cada oficina.
O trabalho se inicia com uma oficina de abertura onde haverá uma prática de integração entre os participantes. Após esse início, o grupo será distribuído por três oficinas que ocorrerão simultaneamente com diferentes propostas. Para encerrar, haverá uma dinâmica coletiva para a criação de uma apresentação artística resultado da integração dos conteúdos trabalhados.
- Canudos (para todo o grupo) – dirigida por Adriana Miana – utilizará canudos de “milk shake”, com embocadura simples, para trabalhar a percepção musical individual e coletiva com o intuito de agregar todos os participantes através de jogos sonoros.
- Garrafas (grupo dividido) – dirigida por Igor Siqueira – utilizará garrafas para a confecção de diferentes instrumentos com e sem alturas definidas.
- Tampinhas (grupo dividido) – dirigida por Marcos Silva – trabalhará as sonoridades em pequenos recipientes com o intuito de desenvolver o jogo da memória.
- Canudos (grupo dividido) – dirigida por Adriana Miana – proporá a construção de diferentes instrumentos com este material além de trabalhar a percepção harmônica.
- Recriando (para todo o grupo) – Conduzida por todos os oficineiros, neste momento será utilizado o material sonoro desenvolvido nas oficinas para estruturação de um arranjo com a participação de todos.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
– A oficina é gratuita;
– A inscrição na oficina deve ser feita pelo email arteemtransitoj23@gmail.com (basta enviar seu nome e solicitar vaga para participar);
– As vagas são limitas;
– Cada participante receberá ao final da oficina um certificado de participação (separado do certificado do Colóquio, que será distribuído também no dia 06, na livraria Saraiva após a conversa com Ricardo Basbaum para aqueles que tiverem 75% de participação no evento);
– Cada participante deve levar uma tesoura e duas garrafas pet vazias e devidamente limpas (uma grande e uma pequena);
– Caso haja dúvidas, nos escreva: arteemtransitoj23@gmail.com .
Esperamos por vocês!