Andréa Penteado – 22 de outubro de 2013
A palestra de abertura do III Colóquio Arte em Trânsito, contará com a presença da professora Andréa Penteado que vai utilizar o texto “Autoridade/Poder e sua relação com a liberdade: sobre pares opostos e suas possíveis conciliações no âmbito escolar” como base de sua fala. Ela é Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UFRJ, Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo e Licenciada em Artes Plásticas pela Faculdade Santa Marcelina, São Paulo.
É professora de Didática e Prática de Ensino das Artes Visuais da Faculdade de Educação da UFRJ, tendo experiência na área de Artes e do Ensino das Artes Visuais, com ênfase em Prática de Ensino e Didática, atuando principalmente na educação básica e na formação de professores no nível superior. Pesquisa o currículo das artes no ensino básico brasileiro, a participação discente nas regulações escolares e a dimensão ética das práticas escolares, na perspectiva da filosofia da educação, tendo por suporte a Teoria da Argumentação de Chaim Perelman e Olbrechts-Tyteca.”
Aos interessados, ela enviou um pequeno resumo de seu texto e a indicação do livro onde podemos encontra-lo publicado:
- Autoridade e poder JF
- Penteado, Andrea. Autoridade/Poder e sua relação com a liberdade: sobre pares de opostos e suas possíveis conciliações no âmbito escolar. In LEMGRUBER, Marcio S. & OLIVEIRA, Renato J. Teoria da Argumentação e Educação. Juiz de Fora, Ed. UFJF, 2011, pgs 107-122. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/102396770/Autoridade-Poder-Argumentacao-2>